Periodicidade

A Revista Psicopedagogia, periódico científico oficial da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), adota periodicidade quadrimestral, com publicações em fluxo contínuo organizadas em três edições anuais. Essa organização contempla os seguintes períodos editoriais: janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro.

Essa estratégia editorial visa garantir regularidade, previsibilidade e excelência na comunicação científica, assegurando à comunidade acadêmica e profissional o acesso tempestivo aos conteúdos avaliados e aprovados. A adoção do modelo de publicação em fluxo contínuo permite que os artigos aprovados sejam disponibilizados individualmente e de forma imediata, logo após a conclusão das etapas de editoração e revisão final.

A estrutura de edições quadrimestrais, por sua vez, contribui para a organização temática e cronológica das publicações, permitindo sua indexação eficaz em bases de dados e repositórios especializados, bem como sua integração aos sistemas internacionais de preservação digital.

Esse modelo editorial híbrido apresenta diversas vantagens:

  • Redução do tempo entre aprovação e publicação, promovendo agilidade na divulgação científica;

  • Maior visibilidade e impacto dos artigos, com DOI atribuído individualmente e inserção em redes acadêmicas logo após a publicação;

  • Facilidade de acesso e citação dos artigos, com numeração contínua e previsibilidade de edições;

  • Alinhamento às boas práticas editoriais internacionais, promovendo a reputação e a credibilidade do periódico.

Ao conjugar fluidez editorial com rigor acadêmico, a Revista Psicopedagogia reafirma seu compromisso com a disseminação ética, acessível e qualificada da produção científica nacional e internacional, fortalecendo seu papel como referência nas áreas da Psicopedagogia, Educação, Psicologia, Saúde Mental, Neurociências e Políticas Públicas.

 

Atualizado em 14 de Junho de 2025.