Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Afiliação institucional completa: inserir apenas uma instituição, seguida de cidade, estado e país.
    Não utilizar siglas nem mencionar duas instituições.
    Exemplo: Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Resumo pessoal de cada autor: incluir um breve resumo biográfico para todos os autores listados.
  • E-mail válido: inserir um endereço de e-mail ativo e atualizado para cada autor.
  • Link do ORCID e do Lattes: inserir os links corretos de ambos os identificadores (ORCID e Currículo Lattes) no momento da submissão.

Diretrizes para Autores

Atualizado em 14 de junho de 2025.

A Revista Psicopedagogia (ISSN-e 2179-4057) é um periódico científico, de acesso aberto, avaliado por pares no sistema double-blind peer review, publicado de forma contínua e editado pela Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Constitui-se como uma plataforma de excelência para a disseminação de conhecimento inédito e relevante nas áreas de Psicopedagogia e campos interdisciplinares correlatos, como Educação, Psicologia, Neurociências, Saúde Mental e Políticas Públicas Educacionais. O periódico aceita, prioritariamente, manuscritos originais de natureza teórico-empírica, ensaios críticos, revisões sistemáticas e relatos técnico-científicos que contribuam de maneira significativa para o avanço teórico, metodológico e prático do campo. Os trabalhos devem promover aprofundamento conceitual e empírico, articulando pesquisa científica com implicações concretas para contextos educacionais, clínicos e institucionais.

As informações detalhadas sobre o processo editorial e os critérios de avaliação estão integralmente descritas na seção de Políticas Editoriais da revista, disponível no link: [Acesse aqui].Recomenda-se fortemente que os autores consultem atentamente essa seção antes da submissão, com vistas a garantir aderência às normas da revista, compreender as exigências éticas e formais, e assegurar uma submissão tecnicamente adequada.

O prazo médio de resposta, contemplando as etapas de avaliação, revisão, reformulação e decisão editorial, pode variar até seis meses, a depender da complexidade do manuscrito, da demanda da revista e da necessidade de ajustes técnicos ou científicos. Em casos específicos, esse prazo pode ser ampliado, especialmente quando há necessidade de múltiplas rodadas de pareceres. Todas as datas relevantes — como submissão, aceite e aprovação final — serão devidamente registradas no artigo publicado. A publicação efetiva dos manuscritos aprovados seguirá critérios editoriais internos, definidos pelo Comitê Editorial com base em critérios temáticos, técnico-científicos e estratégicos de composição da edição.

A Revista Psicopedagogia atualizou suas normas de formatação e padronização bibliográfica. Até 30 de maio de 2022, a revista utilizava o estilo Vancouver; a partir de 1º de junho de 2022, passou a adotar as normas da American Psychological Association (APA), 7ª edição (2020), internacionalmente reconhecidas por sua clareza e uniformidade na citação de fontes. Para facilitar a adaptação dos autores a essa mudança, foi desenvolvido um manual didático de apoio, com exemplos dos principais tipos de referências e citações, disponível em: [Acesse aqui].

Categorias de manuscritos aceitos para publicação

Revista Psicopedagogia recebe contribuições nas seguintes modalidades, todas submetidas à avaliação editorial rigorosa:

  1. Artigo Original: relato completo de uma pesquisa inédita, com estrutura composta por introdução, métodos (incluindo delineamento, procedimentos e instrumentos), resultados, discussão e conclusão. Deve conter resumo e abstract, unitermos e keywords. Extensão: entre 15 e 25 páginas.

  2. Artigo de Revisão: análise crítica, narrativa ou sistemática da literatura científica relevante sobre um tema específico, com abordagem ampla e fundamentada na bibliografia especializada. Deve conter resumo e abstract, unitermos e keywords. Extensão: entre 15 e 25 páginas.

  3. Artigo Especial: contribuição elaborada mediante convite editorial, tratando de temas emergentes ou estratégicos para o campo da Psicopedagogia. Não se enquadra nas categorias convencionais de artigo. Deve conter resumo e abstract, unitermos e keywords. Extensão: entre 15 e 25 páginas.

  4. Relato de Pesquisa ou de Experiência: descrição analítica de experiências empíricas relevantes, sejam elas aplicadas a contextos educacionais, clínicos ou comunitários. Deve conter resumo e abstract, unitermos e keywords. Extensão: entre 5 e 10 páginas.

  5. Resenha de Dissertação, Tese e/ou Monografia: análise crítica de trabalhos acadêmicos defendidos, com ênfase em sua contribuição científica e metodológica. Deve conter resumo e abstract, unitermos e keywords. Extensão: entre 5 e 10 páginas.

  6. Resenha de Livro: apreciação crítica de obras recém-lançadas no campo da Psicopedagogia ou áreas correlatas. Dispensa resumo e abstract, unitermos e keywords. Extensão: entre 3 e 5 páginas.

  7. Ponto de Vista: texto opinativo ou ensaístico, abordando temas controversos ou inovadores de interesse para a comunidade acadêmica e profissional. Tem como finalidade fomentar debates teóricos, metodológicos ou políticos. Dispensa resumo e abstract, unitermos e keywords. Extensão: entre 3 e 5 páginas.

Informações Gerais sobre a submissão de artigos:

1. A submissão de manuscritos deverá ser realizada exclusivamente pela plataforma OJS. 

2. Os arquivos devem permitir a leitura pelos programas do Microsoft Office® (Word e Excel). Não são aceitos arquivos em PDF.

3. O manuscrito NÃO pode ter sido publicado anteriormente, nem submetido para publicação em outros veículos de comunicação.

4. Todos os artigos publicados são submetidos à avaliação por membros do Corpo Editorial e avaliadores ad-hoc. A avaliação por pares é realizada no modo double-blind, ou seja, a identidade dos autores é ocultada aos avaliadores e vice-versa.

5. Na seleção dos artigos para publicação, são avaliados a originalidade, a relevância do tema, a qualidade da metodologia utilizada e a adequação às normas editoriais adotadas pela revista. Ao final todos os artigos são devidamente revisados por um jornalista científico.

6. Cabe ao Corpo Editorial sugerir modificações nos artigos a fim de que estes possam se adequar às normas de publicação. A recusa do artigo pode ocorrer se estiver fora dos critérios exigidos.

7. O Corpo Editorial se reserva ao direito de manter o sigilo sobre os motivos específicos da recusa da publicação e sobre o nome dos pareceristas que avaliaram o texto.

8. Previamente à publicação, será encaminhado, para os autores, um PDF do artigo já diagramado para sua aprovação, com prazo de 3 dias para a devida aprovação do autor. Nesse momento é possível fazer apenas a conferência do manuscrito e ajustes pontuais.

Preparação dos Manuscritos

Os manuscritos submetidos à Revista Psicopedagogia devem ser redigidos em português, espanhol ou inglês, de acordo com os padrões gramaticais e estilísticos da respectiva língua, respeitando integralmente os critérios éticos, científicos e editoriais estabelecidos pelo periódico. Os artigos devem obrigatoriamente se enquadrar em uma das categorias previamente definidas nas diretrizes para autores, observando os limites de extensão, estrutura formal e conteúdo exigido para cada tipo de publicação.

A estrutura formal do manuscrito deve seguir a seguinte ordem sequencial e padronizada:

1. Título completo em português e inglês, com clareza conceitual e precisão terminológica;
2. Resumo (em português) e Abstract (em inglês), ambos redigidos de forma informativa e objetiva, com no máximo 250 palavras cada;
3. Unitermos e Keywords: até seis descritores padronizados, preferencialmente selecionados a partir do vocabulário controlado DeCS – Descritores em Ciências da Saúde (Acesse aqui);
4. Texto completo: estruturado conforme a categoria do artigo (introdução, metodologia, resultados, discussão, considerações finais);
5. Referências bibliográficas: conforme as normas da APA – American Psychological Association (7ª ed., 2020);
6. Tabelas, quadros, gráficos, figuras e/ou ilustrações: devidamente identificados e acompanhados de legendas explicativas, além de indicação de fontes;
7. Numeração de páginas: todas as páginas do manuscrito devem ser numeradas sequencialmente, no canto inferior direito.

A correta ordenação dos elementos e a observância rigorosa dos critérios de formatação são requisitos imprescindíveis para o aceite da submissão e para garantir a fluidez do processo editorial.

Primeira Página do Documento

A primeira página do manuscrito deve conter exclusivamente as informações de identificação autoral e institucional, conforme descrito abaixo, em arquivo separado do corpo principal do artigo (que será submetido à avaliação cega):

  1. Título completo do manuscrito, em português e inglês, com no máximo 10 palavras cada, refletindo com precisão o conteúdo do estudo;
  2. Nome completo dos autores (sem abreviações), seguidos das afiliações institucionais por extenso, incluindo a cidade, estado e país de origem;
  3. Endereço institucional completo do local onde o trabalho foi desenvolvido, com inclusão de CEP e dados de contato institucional;
  4. Título resumido (short title): versão condensada do título, com no máximo quatro palavras, para fins de identificação editorial e paginação.

Adicionalmente, é de responsabilidade dos autores verificar e garantir que nenhuma informação pessoal ou institucional esteja inserida nas propriedades do arquivo digital, especialmente nos metadados do Microsoft Word®, a fim de preservar o anonimato necessário ao sistema de avaliação double-blind peer review. Qualquer dado que possibilite a identificação direta ou indireta da autoria acarretará a rejeição imediata do manuscrito na triagem inicial.

Estrutura do texto:

A estrutura formal dos manuscritos submetidos à Revista Psicopedagogia deve obedecer aos padrões acadêmicos internacionais, garantindo clareza, consistência lógica e rigor metodológico. Os artigos originais devem obrigatoriamente, ser escritos em fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento 1,5. A seguir, apresentam-se os elementos obrigatórios que devem compor os textos, independentemente da categoria de submissão (exceto quando expressamente dispensados nas diretrizes da seção específica):

a) Resumo e Abstract: O resumo, redigido em português, é de caráter obrigatório para todas as modalidades de manuscrito, incluindo artigos de revisão, relatos de pesquisa ou experiência, dissertações, teses e monografias. Deve conter no máximo 250 palavras e apresentar, de forma clara e concisa, os principais objetivos, métodos, resultados e conclusões do estudo. A versão do resumo em inglês (Abstract) deve ser uma tradução fiel, mantendo a mesma estrutura e conteúdo do original. Ambos devem ser redigidos em parágrafo único, com linguagem científica, objetiva e impessoal, evitando-se o uso de abreviaturas, citações ou fórmulas matemáticas. Após cada resumo, devem ser indicados até seis descritores temáticos: em português (Unitermos) e em inglês (Keywords), preferencialmente extraídos do vocabulário controlado DeCS – Descritores em Ciências da Saúde, disponível na BIREME/OPAS/OMS (https://decs.bvsalud.org/). A adequada escolha dos descritores facilita a indexação e amplia a visibilidade científica do artigo.

b) Introdução: a seção introdutória deve apresentar o propósito central do estudo, articulando os fundamentos teóricos, epistemológicos e contextuais que motivaram a investigação. É essencial que o autor estabeleça com clareza os objetivos da pesquisa, justifique a pertinência e originalidade do tema, e identifique lacunas ou controvérsias presentes na literatura especializada. Deve, ainda, explicitar os fundamentos conceituais e os aportes teóricos que sustentam a análise, bem como a relevância social, educacional ou científica da proposta.

c) Metodologia: esta seção deve descrever de forma sistemática e transparente os procedimentos metodológicos adotados, incluindo o tipo de estudo, a população ou amostra, os instrumentos de coleta e análise de dados, bem como os aspectos éticos envolvidos. As informações devem ser suficientes para permitir a replicabilidade e a validação científica dos resultados obtidos. No caso de pesquisas com seres humanos, deve-se mencionar a aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa, conforme exigido pela legislação vigente.

d) Resultados: os resultados devem ser apresentados de maneira clara e objetiva, enfatizando os dados empíricos ou analíticos mais relevantes, com base na metodologia adotada. Sempre que necessário, recomenda-se a utilização de tabelas, gráficos, quadros ou figuras que contribuam para a compreensão dos achados. Os dados apresentados não devem ser interpretados nesta seção, reservando-se as análises mais aprofundadas para a discussão.

e) Discussão: na seção de discussão, espera-se que o(s) autor(es) interpretem criticamente os resultados à luz da literatura científica atualizada, articulando os achados empíricos com os marcos teóricos previamente estabelecidos. Deve-se evidenciar o grau de inovação do estudo, suas contribuições ao campo da Psicopedagogia e áreas correlatas, bem como suas limitações metodológicas. Sugestões para pesquisas futuras, implicações práticas e desdobramentos possíveis devem também ser abordados de forma reflexiva e fundamentada.

f) Considerações: as considerações finais devem ser sintéticas, contundentes e coerentes com os objetivos delineados na introdução. Não se trata de uma repetição dos resultados, mas de um encerramento crítico que realce as implicações teóricas e práticas do estudo, suas contribuições para o avanço do conhecimento científico e seu impacto na prática educacional ou clínica.

g) Referências: as referências bibliográficas devem ser atualizadas, relevantes e adequadas ao escopo do artigo. Devem seguir integralmente os critérios da 7ª edição do estilo APA (American Psychological Association, 2020), conforme especificado no Manual de Citações e Referências disponibilizado pela revista. Recomenda-se evitar o uso excessivo de autocitações ou de fontes não revisadas por pares, priorizando artigos científicos, livros acadêmicos e documentos técnicos de reconhecida credibilidade.


Agradecimentos (opcional):

Os agradecimentos devem ser incluídos ao final do manuscrito, antes das referências, e redigidos de forma clara e objetiva. Devem mencionar as pessoas físicas ou jurídicas que contribuíram intelectualmente, tecnicamente ou financeiramente para a realização do estudo, mas que não atendem aos critérios formais de autoria definidos pelo Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos (ICMJE). É recomendável explicitar a natureza da contribuição (exemplo: apoio metodológico, revisão técnica, assistência estatística ou auxílio na coleta de dados).

Além disso, devem ser citadas nominalmente as agências de fomento, públicas ou privadas, que financiaram parcial ou integralmente o projeto de pesquisa que resultou no artigo submetido, incluindo-se os respectivos números de processos, editais ou convênios, quando aplicável.

Observação: Após a submissão do manuscrito, não será permitido inserir ou remover autores/coautores, conforme as normas de integridade científica e em conformidade com os princípios de autoria responsável.


Figuras, Tabelas e Gráficos

Cada artigo poderá conter até seis elementos ilustrativos, incluindo figuras, gráficos, tabelas, mapas, fotografias, diagramas ou esquemas. Esses elementos devem ser tecnicamente relevantes, claros e imprescindíveis à compreensão dos dados. A aceitação final das ilustrações estará condicionada à sua qualidade técnica, legibilidade e relevância científica.

As imagens devem ser submetidas separadamente em seus arquivos originais e com resolução mínima de 300 dpi (dots per inch). Cada arquivo deve ser nomeado com sua identificação correspondente no texto (por exemplo, “Figura 1”, “Gráfico 2”, “Tabela 3”) e estar acompanhado de legenda explicativa, suficiente para sua interpretação autônoma. Recomenda-se evitar o uso de cores que dificultem a leitura, especialmente em impressões monocromáticas.

Todos os elementos devem ser citados no corpo do texto por ordem numérica, e sua localização sugerida deve ser indicada entre colchetes, como por exemplo: [inserir Tabela 2 aqui].

Elementos derivados de outras fontes já publicadas devem vir acompanhados de autorização escrita para reprodução e conter a devida citação bibliográfica e a menção Fonte: adaptado de.... Elementos produzidos pelo(s) autor(es) a partir de seus próprios dados devem conter a indicação Fonte: elaboração própria ou Fonte: dados da pesquisa.

Importante: Tabelas, quadros e gráficos devem ser submetidos em formatos editáveis (como arquivos do Word ou Excel), não sendo aceitos arquivos inseridos como imagens. Gráficos e figuras compostas devem permitir a edição de qualquer elemento textual ou numérico que os compõe.


Abreviações / Nomenclatura / Notas de Rodapé

O uso de abreviações deve ser restrito e justificado por motivos de clareza ou economia textual. Quando inevitáveis, devem ser precedidas da forma completa na primeira ocorrência, seguida da sigla entre parênteses, e posteriormente utilizadas uniformemente ao longo do texto. Exemplo: Organização Mundial da Saúde (OMS).

A nomenclatura adotada para unidades de medida, substâncias químicas, medicamentos ou terminologias técnicas deve obedecer aos padrões internacionais reconhecidos, como os estabelecidos pelo Sistema Internacional de Unidades (SI).

Notas de rodapé devem ser utilizadas apenas em casos de absoluta necessidade, como para esclarecimentos essenciais que não possam ser incluídos no corpo do texto sem prejuízo à fluidez da leitura. Devem ser indicadas com algarismos arábicos sobrescritos no texto e reunidas ao final do manuscrito, sob o subtítulo Notas de Rodapé.

Preparando o envio eletrônico do material/Condições para submissão
A submissão de manuscritos deve ser realizada exclusivamente via correio eletrônico, para o endereço: publicacao@abpp.com.br. Os autores devem seguir rigorosamente as instruções abaixo, sob pena de ter sua submissão devolvida para correção.

Condições para Submissão:

a) O artigo é inédito e não foi submetido simultaneamente a outro periódico, evento ou veículo de divulgação científica.

b) O(s) autor(es) e eventual(is) coautor(es) declaram ciência e concordância com todas as políticas editoriais da Revista Psicopedagogia, comprometendo-se com os princípios de integridade, originalidade e responsabilidade ética. Não será permitida a submissão de novo manuscrito enquanto outro do(s) mesmo(s) autor(es) estiver em avaliação.

c) O e-mail de submissão deve conter:

  • Nome completo do autor principal;
  • Título completo do manuscrito;
  • Lista completa de coautores, com indicação da ordem e instituições vinculadas;
  • Categoria do artigo, conforme as tipologias anteriormente descritas;
  • Declaração expressa de interesse em submeter o manuscrito à apreciação da Revista Psicopedagogia.

Documentos a serem anexados:

  1. Arquivo do manuscrito completo (formato .doc ou .docx), contendo todos os elementos do artigo, incluindo título, resumos, palavras-chave, texto integral, referências, quadros, tabelas e ilustrações. O nome do arquivo deve corresponder ao título do artigo.

  2. Versão cega do manuscrito: cópia do arquivo anterior, mas sem qualquer identificação autoral no corpo do texto, metadados ou propriedades do documento (inclusive em “Arquivo > Informações > Propriedades”). Citações de obras do(s) próprio(s) autor(es) devem ser substituídas por (Autor, ano). Declarações que revelem autoria devem ser evitadas, sob risco de desclassificação imediata.

  3. Carta de Autorização para Publicação: documento assinado por todos os autores, declarando que:

    a) Concordam com o conteúdo apresentado;
    b) Responsabilizam-se pela originalidade e integridade do trabalho;
    c) Autorizam a publicação caso o artigo seja aprovado;
    d) Cedem à Revista Psicopedagogia o direito de primeira publicação sob licença de direitos não exclusivos;
    e) Designam um autor correspondente, com e-mail, telefone e endereço completo.

  4. Declaração de Aspectos Éticos: carta informando eventuais conflitos de interesse (financeiros, institucionais ou pessoais), bem como a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, quando aplicável (pesquisas com seres humanos ou animais). Devem ser incluídos o número do parecer, CAAE e nome da instituição responsável.

  5. Arquivos das figuras, gráficos e tabelas, caso existam, conforme descrito na seção anterior.

 

Política de Privacidade

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Proteção de Dados Pessoais

Os nomes, endereços de e-mail e demais informações pessoais inseridas pelos usuários nos formulários desta publicação científica serão utilizados exclusivamente para os fins editoriais e operacionais da Revista Psicopedagogia, incluindo comunicação com autores, pareceristas e leitores. Em hipótese alguma tais dados serão utilizados para outras finalidades ou compartilhados com terceiros, em conformidade com os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018).

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Atualizado em 14 de Junho de 2025.