Política de Acesso Livre

A Revista Psicopedagogia é um periódico científico de acesso aberto, comprometido com a democratização do conhecimento e com os princípios da ciência aberta. Todo o seu conteúdo é disponibilizado integralmente de forma gratuita, sem cobrança de taxas de submissão, processamento ou publicação de manuscritos. Essa política editorial assegura que pesquisadores, profissionais, estudantes e o público em geral possam acessar, ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, indexar, e utilizar os textos completos dos artigos publicados para fins acadêmicos, educacionais e legais, sem a necessidade de solicitação prévia ao editor ou aos autores.

Essa diretriz está integralmente alinhada à Budapest Open Access Initiative (BOAI), que define o acesso aberto como o livre e irrestrito acesso ao conhecimento científico revisado por pares, garantindo sua ampla circulação e impacto social.

Todos os artigos publicados na Revista Psicopedagogia estão licenciados sob os termos da Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Essa licença permite o compartilhamento (cópia e redistribuição do material em qualquer meio ou formato) e a adaptação (remixagem, transformação e criação a partir do material), desde que:

  1. Atribuição apropriada seja dada aos autores originais e à revista como fonte primária de publicação;

  2. Uso não comercial seja respeitado, vedando a utilização com fins lucrativos sem permissão explícita dos autores.

Essa política fortalece o compromisso da revista com a transparência científica, o acesso equitativo à informação e a promoção da visibilidade internacional da produção científica na área da Psicopedagogia e campos interdisciplinares afins.

Adicionalmente, os nomes, endereços e demais dados pessoais informados pelos autores e leitores durante o processo de submissão ou cadastro na plataforma editorial serão utilizados exclusivamente para fins relacionados à gestão editorial, comunicação científica e disseminação dos conteúdos publicados. Tais informações não serão disponibilizadas ou compartilhadas com terceiros, respeitando integralmente os princípios da confidencialidade, ética editorial e proteção de dados pessoais.

Essa postura reflete o compromisso institucional da Revista Psicopedagogia com a integridade científica, a responsabilidade social da pesquisa e a construção de uma comunidade científica aberta, inclusiva e colaborativa.

Atualizado em 14 de Junho de 2025.