Resenha do livro Consciência Morfológica, Leitura e Escrita

Autores

  • Rafael Rossi de Sousa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250024

Palavras-chave:

Consciência Morfológica, Resenha, Leitura, Ortografia, Consciência Metalinguística

Resumo

Consciência morfológica é a habilidade metalinguística de refletir intencionalmente sobre os morfemas (Carlisle, 1995). O presente texto apresenta uma resenha do livro Consciência Morfológica, Leitura e Escrita, organizado por Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota, publicado em 2022 pela editora Appris. São apresentadas sínteses temáticas dos capítulos, destacando procedimentos metodológicos e seus desdobramentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Rossi de Sousa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Mestre em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira; Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Referências

Carlisle, J. F. (1995). Morphological Awareness and Early Reading Achievement. In L. B. Feldman (Ed.), Morphological aspects of language processing (pp. 189-209). Lawrence Erlbaum Associates.

Correa, J., Paula, F. V., & Spinillo, A. G. (2021). Contribuição do Processamento Morfológico para a Velocidade de Leitura ao Final do Ciclo de Alfabetização. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 21(4), 1625-1644. http://doi:10.12957/epp.2021.64038.

Ehri, L. C. (2005). Learning to Read Words: Theory, Findings, and Issues. Scientific Studies of Reading, 9(2), 167-188. https://doi.org/10.1207/s1532799xssr0902_4.

Gough, P. B., & Tunmer, W. E. (1986). Decoding, Reading, and Reading Disability. Remedial and Special Education, 7(1), 6-10. https://doi.org/10.1177/074193258600700104.

Guimarães, S. B., Mota, M. M. P. E., & Deacon, S. H. (2025). Treinamento de consciência morfológica em leitura e ortografia do português. Revista Psicopedagogia, 42(127), 56-64. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250004.

Hoover, W. A., & Gough, P. B. (1990). The simple view of reading. Reading and Writing: An Interdisciplinary Journal, 2(2), 127-160. https://doi.org/10.1007/BF00401799.

Justi, F. R. D. R., Oliveira, B. S. F., & Justi, C. N. G. (2023). The relationship between morphological awareness and word reading in Brazilian Portuguese: a longitudinal study. Psicologia: Reflexão E Crítica, 36(1):4. http://doi:10.1186/s41155-022-00245-9.

Mota, M. M. P. E. (2022). Consciência morfológica, leitura e escrita. Appris.

Morais, A. G. (2009). Ortografia: ensinar e aprender. Ática.

Mota, M. M. P. E. (2009). O papel da consciência morfológica para a alfabetização em leitura. Psicologia em Estudo, 14(1), 159-166.

Perfetti, C. (2007). Reading ability: Lexical quality to comprehension. Scientific Studies of Reading, 11(4), 357-383. https://doi.org/10.1080/10888430701530730.

Sousa, R. R., & Mota, M. M. P. E. (2025a). Pesquisa-intervenção em consciência morfológica no Brasil: Mapeamento, caracterização e perspectivas do campo. Revista Psicopedagogia, 42(127), 132-142. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250005.

Sousa, R. R., & Mota, M. M. P. E. (2025b). Effects of a Morphological Awareness Intervention on Spelling in Elementary Education. Trends in Psychology, 33(1). https://doi.org/10.1007/s43076-025-00452-0.

Vinagre, R., Capelas, S., Couto, P. S., & Lousada, M. (2023). Desenvolvimento da consciência morfológica no 1º ciclo. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, 39(2), 202339252187. https://doi.org/10.1590/1678-460X202339252187.

Downloads

Publicado

2025-08-15

Como Citar

Sousa, R. R. de. (2025). Resenha do livro Consciência Morfológica, Leitura e Escrita. Revista Psicopedagogia, 42(128), 411–414. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250024

Edição

Seção

Resenha