Resenha do livro Consciência Morfológica, Leitura e Escrita
DOI:
https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250024Palavras-chave:
Consciência Morfológica, Resenha, Leitura, Ortografia, Consciência MetalinguísticaResumo
Consciência morfológica é a habilidade metalinguística de refletir intencionalmente sobre os morfemas (Carlisle, 1995). O presente texto apresenta uma resenha do livro Consciência Morfológica, Leitura e Escrita, organizado por Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota, publicado em 2022 pela editora Appris. São apresentadas sínteses temáticas dos capítulos, destacando procedimentos metodológicos e seus desdobramentos.
Downloads
Referências
Carlisle, J. F. (1995). Morphological Awareness and Early Reading Achievement. In L. B. Feldman (Ed.), Morphological aspects of language processing (pp. 189-209). Lawrence Erlbaum Associates.
Correa, J., Paula, F. V., & Spinillo, A. G. (2021). Contribuição do Processamento Morfológico para a Velocidade de Leitura ao Final do Ciclo de Alfabetização. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 21(4), 1625-1644. http://doi:10.12957/epp.2021.64038.
Ehri, L. C. (2005). Learning to Read Words: Theory, Findings, and Issues. Scientific Studies of Reading, 9(2), 167-188. https://doi.org/10.1207/s1532799xssr0902_4.
Gough, P. B., & Tunmer, W. E. (1986). Decoding, Reading, and Reading Disability. Remedial and Special Education, 7(1), 6-10. https://doi.org/10.1177/074193258600700104.
Guimarães, S. B., Mota, M. M. P. E., & Deacon, S. H. (2025). Treinamento de consciência morfológica em leitura e ortografia do português. Revista Psicopedagogia, 42(127), 56-64. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250004.
Hoover, W. A., & Gough, P. B. (1990). The simple view of reading. Reading and Writing: An Interdisciplinary Journal, 2(2), 127-160. https://doi.org/10.1007/BF00401799.
Justi, F. R. D. R., Oliveira, B. S. F., & Justi, C. N. G. (2023). The relationship between morphological awareness and word reading in Brazilian Portuguese: a longitudinal study. Psicologia: Reflexão E Crítica, 36(1):4. http://doi:10.1186/s41155-022-00245-9.
Mota, M. M. P. E. (2022). Consciência morfológica, leitura e escrita. Appris.
Morais, A. G. (2009). Ortografia: ensinar e aprender. Ática.
Mota, M. M. P. E. (2009). O papel da consciência morfológica para a alfabetização em leitura. Psicologia em Estudo, 14(1), 159-166.
Perfetti, C. (2007). Reading ability: Lexical quality to comprehension. Scientific Studies of Reading, 11(4), 357-383. https://doi.org/10.1080/10888430701530730.
Sousa, R. R., & Mota, M. M. P. E. (2025a). Pesquisa-intervenção em consciência morfológica no Brasil: Mapeamento, caracterização e perspectivas do campo. Revista Psicopedagogia, 42(127), 132-142. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250005.
Sousa, R. R., & Mota, M. M. P. E. (2025b). Effects of a Morphological Awareness Intervention on Spelling in Elementary Education. Trends in Psychology, 33(1). https://doi.org/10.1007/s43076-025-00452-0.
Vinagre, R., Capelas, S., Couto, P. S., & Lousada, M. (2023). Desenvolvimento da consciência morfológica no 1º ciclo. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, 39(2), 202339252187. https://doi.org/10.1590/1678-460X202339252187.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rafael Rossi de Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.










