Aprender a ensinar

experiência em um Programa de Aperfeiçoamento Didático (PAD) no curso de Fonoaudiologia

Autores

  • Mariana Gobbo Medda Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Claudia de Cássia Ramos Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Claudia Berlim de Mello Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250018

Palavras-chave:

Ensino Superior, Educação Superior, Pesquisa Multidisciplinar, Docência, Didática

Resumo

Dada a importância da preparação do docente para o ensino e aprendizado do aluno, o estágio em docência é um recurso valioso. O Programa de Aperfeiçoamento Didático (PAD) é um programa institucional da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que atende à política de formação docente de pós-graduandos stricto senso, visando o desenvolvimento para a prática docente em todos os seus aspectos. Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência do estágio associado a uma disciplina de Psicologia Geral do curso de graduação em Fonoaudiologia da UNIFESP, de forma a contribuir para uma discussão sobre modelos de ensino de prática docente institucional. O estudo evidenciou o PAD como uma disciplina fundamental nos cursos de pós-graduação, contribuindo para o desenvolvimento de melhores práticas docentes e discentes, bem como para o processo formativo do professor universitário.

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Biografia do Autor

Mariana Gobbo Medda, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Mestre em Ciências, Programa de Pós-graduação Educação e Saúde na Infância e Adolescência

Claudia de Cássia Ramos, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Mestre em Ciências, Programa de Pós-graduação Educação e Saúde na Infância e Adolescência

Claudia Berlim de Mello, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora em Psicologia; Docente do Departamento de Psicobiologia e do PPGESIA

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Publicado

2025-08-15

Como Citar

Medda, M. G., Ramos, C. de C., & Mello, C. B. de. (2025). Aprender a ensinar: experiência em um Programa de Aperfeiçoamento Didático (PAD) no curso de Fonoaudiologia. Revista Psicopedagogia, 42(128), 404–410. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250018

Edição

Seção

Relato de Experiência