A aprendizagem como foco

breve história da Psicopedagogia na Paraíba

Autores

  • Éder da Silva Dantas Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil
  • Sandra Cristina de Souza Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil
  • Igor Moura Mota Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil
  • Bárbara da Silva Alves Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil
  • Aldereda Silva de Souza Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250033

Palavras-chave:

História, Memória, Psicopedagogia, Paraíba, Aprendizagem

Resumo

Este trabalho tem como objetivo resgatar a história da Psicopedagogia na Paraíba, notadamente no período de 2002-2022 e se constitui como uma investigação pioneira quanto à temática. A investigação foi desenvolvida na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e está situada no campo da história da educação do tempo presente e incorpora a contribuição de autores como Saviani e Scocuglia, além de Bossa e Fagali. Procurou-se trabalhar com fontes primárias e secundárias como documentos oficiais das instituições formativas, livros e artigos científicos, entrevistas com atores e atrizes envolvidas do processo, páginas das instituições na Internet e perfis em redes digitais. Apurou-se que a Psicopedagogia na Paraíba se desenvolveu em meio à expansão do Ensino Superior no Brasil (anos 1990-2000) e da emersão dos paradigmas da educação para todos, da educação inclusiva e do foco educacional na aprendizagem. Os primeiros registros encontrados de prática psicopedagógica na Paraíba são de 1962, numa ação da Campanha de Educação Popular (CEPLAR). Já os primeiros profissionais da área no estado foram formados em cursos de especialização realizados em São Paulo, no final dos anos 1980/1990. O curso pioneiro de especialização na área em nosso estado foi criado em 2002 no Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (CINTEP), com foco na área institucional. Em 2009, surge a graduação em psicopedagogia da UFPB. Em 2013, nasce o Grupo de Estudos local da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Desde então, trata-se de um campo do conhecimento em expansão no estado, concernente com as crescentes demandas de aprendizagem e seus desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éder da Silva Dantas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Professor do Departamento de Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Sandra Cristina de Souza, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Professora da Escola Técnica de Saúde da UFPB.

Igor Moura Mota, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Graduando em Psicopedagogia da UFPB.

Bárbara da Silva Alves, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Graduanda em Psicopedagogia da UFPB.

Aldereda Silva de Souza, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Graduanda em Psicopedagogia da UFPB.

Referências

Barone, L. M. C., Almeida, L. B., Dantas, M. A. S., & Barbosa, L. M. S. (2020). Psicopedagogia do ontem ao amanhã: avanços e perspectivas. Wak.

Borges, G. F. S., & Ribeiro, E. A. (2019). A expansão da educação superior brasileira a partir dos anos 90: democratização ou massificação? Revista Triângulo, 12(1), 103-118. https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3450

Carneiro, S. (2019). Vivendo ou aprendendo… A “ideologia da aprendizagem” contra a vida escolar. In F. Cássio (Org.), Educação contra a Barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. Boitempo.

Dantas, E. (2023). Relatório de pesquisa. Memória da Psicopedagogia na Paraíba: 2002-2022. UFPB.

Dantas, E. S., Assis, G. S., & Souza, S. C. M. (2021). Psicopedagogia: memória de sua formação da UFPB. Editora do CCTA.

Fagali, E. Q. (2007). Os sentidos da história e a “busca das raízes” no processo de aprender - formação psicopedagógica no “Sedes Sapientiae” In M. I. Maluf, & Q. Bombonato (Orgs.), História da psicopedagogia e da ABPp no Brasil - fatos, protagonistas e conquistas. Wak.

Freire, P. (2014). Pedagogia do Oprimido (68a ed.). Paz e Terra.

Porto, M. D. P. O., & Lage, I. L. C. (1995). CEPLAR - História de um sonho coletivo. João Pessoa, Secretaria de Educação e Cultura da Paraíba.

Saviani, D. (2008). História da história da educação no Brasil: um balanço prévio e necessário. EccoS – Revista Científica, 10, 147-168.

Scocuglia, A. C. (2007). Pesquisa Histórica da Educação do Tempo Presente. Revista Lusófona de Educação, 10, 27-40. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/628

Scoz, B., & Barone, L. M. C. (2007). A Associação Brasileira de Psicopedagogia e a Constituição da Psicopedagogia no Brasil. In M. I. Maluf, & Q. Bombonato (Orgs.), História da psicopedagogia e da ABPp no Brasil – fatos, protagonistas e conquistas. Wak.

Downloads

Publicado

2025-08-15

Como Citar

Dantas, Éder da S., Souza, S. C. de, Mota, I. M., Alves, B. da S., & Souza, A. S. de. (2025). A aprendizagem como foco: breve história da Psicopedagogia na Paraíba. Revista Psicopedagogia, 42(128), 382–391. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250033

Edição

Seção

Artigo de Revisão