A aprendizagem como foco
breve história da Psicopedagogia na Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250033Palavras-chave:
História, Memória, Psicopedagogia, Paraíba, AprendizagemResumo
Este trabalho tem como objetivo resgatar a história da Psicopedagogia na Paraíba, notadamente no período de 2002-2022 e se constitui como uma investigação pioneira quanto à temática. A investigação foi desenvolvida na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e está situada no campo da história da educação do tempo presente e incorpora a contribuição de autores como Saviani e Scocuglia, além de Bossa e Fagali. Procurou-se trabalhar com fontes primárias e secundárias como documentos oficiais das instituições formativas, livros e artigos científicos, entrevistas com atores e atrizes envolvidas do processo, páginas das instituições na Internet e perfis em redes digitais. Apurou-se que a Psicopedagogia na Paraíba se desenvolveu em meio à expansão do Ensino Superior no Brasil (anos 1990-2000) e da emersão dos paradigmas da educação para todos, da educação inclusiva e do foco educacional na aprendizagem. Os primeiros registros encontrados de prática psicopedagógica na Paraíba são de 1962, numa ação da Campanha de Educação Popular (CEPLAR). Já os primeiros profissionais da área no estado foram formados em cursos de especialização realizados em São Paulo, no final dos anos 1980/1990. O curso pioneiro de especialização na área em nosso estado foi criado em 2002 no Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (CINTEP), com foco na área institucional. Em 2009, surge a graduação em psicopedagogia da UFPB. Em 2013, nasce o Grupo de Estudos local da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Desde então, trata-se de um campo do conhecimento em expansão no estado, concernente com as crescentes demandas de aprendizagem e seus desafios.
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