Estudos sobre transcodificação numérica
revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250020Palavras-chave:
Educação, Matemática, Transcodificação, RevisãoResumo
O presente estudo teve como objetivo delinear o contexto de pesquisas brasileiras já existentes sobre habilidades associadas à transcodificação numérica (habilidade de tradução de uma representação numérica à outra), a fim de verificar seus principais enfoques e diferenças em relação a pesquisas internacionais. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa da literatura nacional sobre transcodificação, utilizando como bases de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o Portal de Periódicos CAPES, o Portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC) e a Scientific Eletronic Library Online (SciELO). A busca foi realizada em janeiro de 2021, a partir das palavras-chave “transcodificação” e “numérica”, sem data limite. Ainda, foi realizada busca manual no site do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal de Minas Gerais (LND-UFMG). A revisão culminou na seleção de 11 artigos e sete trabalhos acadêmicos (teses e dissertações) publicados entre 2010 e 2020. Os resultados da revisão explicitaram a prevalência de pesquisas sobre transcodificação com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As pesquisas brasileiras apresentaram semelhanças e diferenças quando comparadas a estudos internacionais: em ambas, as realidades a memória de trabalho e as habilidades linguísticas apareceram na transcodificação, porém, dependendo da língua, ganharam maior ou menor destaque. Nas pesquisas também apareceu a sugestão de avaliação da transcodificação para identificação de dificuldades de aprendizagem na matemática.
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