Estudos sobre transcodificação numérica

revisão de literatura

Autores

  • Mariele Grösz Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Beatriz Vargas Dorneles Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250020

Palavras-chave:

Educação, Matemática, Transcodificação, Revisão

Resumo

O presente estudo teve como objetivo delinear o contexto de pesquisas brasileiras já existentes sobre habilidades associadas à transcodificação numérica (habilidade de tradução de uma representação numérica à outra), a fim de verificar seus principais enfoques e diferenças em relação a pesquisas internacionais. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa da literatura nacional sobre transcodificação, utilizando como bases de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o Portal de Periódicos CAPES, o Portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC) e a Scientific Eletronic Library Online (SciELO). A busca foi realizada em janeiro de 2021, a partir das palavras-chave “transcodificação” e “numérica”, sem data limite. Ainda, foi realizada busca manual no site do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal de Minas Gerais (LND-UFMG). A revisão culminou na seleção de 11 artigos e sete trabalhos acadêmicos (teses e dissertações) publicados entre 2010 e 2020. Os resultados da revisão explicitaram a prevalência de pesquisas sobre transcodificação com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As pesquisas brasileiras apresentaram semelhanças e diferenças quando comparadas a estudos internacionais: em ambas, as realidades a memória de trabalho e as habilidades linguísticas apareceram na transcodificação, porém, dependendo da língua, ganharam maior ou menor destaque. Nas pesquisas também apareceu a sugestão de avaliação da transcodificação para identificação de dificuldades de aprendizagem na matemática.

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Biografia do Autor

Mariele Grösz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Mestra em Educação;; Faculdade de Educação (Faced).

Beatriz Vargas Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Docente aposentada convidada do Programa de Pós-Graduação em Educação; Faculdade de Educação (Faced).

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Publicado

2025-08-15

Como Citar

Grösz, M., & Dorneles, B. V. (2025). Estudos sobre transcodificação numérica: revisão de literatura. Revista Psicopedagogia, 42(128), 328–341. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250020

Edição

Seção

Artigo de Revisão