Caracterização das habilidades escolares em crianças com TDAH

Autores

  • Thainá Sousa Campos Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil
  • Letícia Borges dos Santos Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil
  • Lucas Lacerda Camilo Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil
  • Roberta Bolzan Jauris Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil
  • Patrícia Martins de Freitas Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250026

Palavras-chave:

TDAH, Desempenho Acadêmico, Crianças, Teste de Desempenho Escolar II, Habilidades Escolares

Resumo

As crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) podem apresentar desempenho acadêmico abaixo do esperado em leitura, escrita e matemática, sendo também frequentemente associado a transtornos de aprendizagem. O objetivo deste estudo foi descrever o desempenho acadêmico em leitura, escrita e matemática de crianças com TDAH apresentando o padrão de desempenho para habilidades escolares. O estudo é quantitativo, de análise descritiva exploratória. Participaram do estudo 27 crianças com diagnóstico de TDAH identificados por psiquiatras e neurologistas, com idade entre 6 e 10 anos (M=8,29 anos, DP=1,48 anos), 18 (66,6%) participantes do sexo masculino, 17 (63%) matriculados em escolas particulares, 23 (85,2%) não possuem nenhuma comorbidade e 15 (55,6%) fazem uso de medicamento. Para a coleta de dados, foi utilizado o Teste de Desempenho Escolar II, que avalia a escrita, a leitura e a aritmética. Os resultados do estudo encontraram o seguinte padrão: 81,5% das crianças obtiveram desempenho inferior no subteste de escrita, enquanto 55,6% obtiveram desempenho inferior no subteste de leitura. Quanto ao desempenho em aritmética, 77,8% das crianças obtiveram desempenho inferior. Os resultados demonstram que, para as três habilidades escolares, a maioria das crianças investigadas apresentou desempenho abaixo do esperado. A escrita e a matemática tiveram percentuais ainda maiores de crianças com desempenho classificado como inferior. Identificar o desempenho acadêmico de crianças com TDAH permite melhor avaliação e intervenção eficaz, tanto no contexto clínico quanto no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Thainá Sousa Campos, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Federal da Bahia, Docente do curso de Psicologia da Faculdade Independente do Nordeste, Pesquisadora do Núcleo de Investigações Neuropsicológicas da Infância e Adolescência, Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Letícia Borges dos Santos, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

Graduanda do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia e Pesquisadora do Núcleo de Investigações Neuropsicológicas da Infância e Adolescência, Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Lucas Lacerda Camilo, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

Psicólogo e Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia, Pesquisador do Núcleo de Investigações Neuropsicológicas da Infância e Adolescência, Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Roberta Bolzan Jauris, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil

Doutoranda em Ensino e docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Pesquisadora do Núcleo de Investigações Neuropsicológicas da Infância e Adolescência, Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Patrícia Martins de Freitas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente, Professora Titular do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia, Coordenadora do Núcleo de Investigações Neuropsicológicas da Infância e Adolescência, Vitória da Conquista, BA, Brasil.

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Publicado

2025-08-15

Como Citar

Campos, T. S., Santos, L. B. dos, Camilo, L. L., Jauris, R. B., & Freitas, P. M. de. (2025). Caracterização das habilidades escolares em crianças com TDAH. Revista Psicopedagogia, 42(128), 213–223. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250026

Edição

Seção

Artigo Original