Caracterização das habilidades escolares em crianças com TDAH
DOI:
https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250026Palavras-chave:
TDAH, Desempenho Acadêmico, Crianças, Teste de Desempenho Escolar II, Habilidades EscolaresResumo
As crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) podem apresentar desempenho acadêmico abaixo do esperado em leitura, escrita e matemática, sendo também frequentemente associado a transtornos de aprendizagem. O objetivo deste estudo foi descrever o desempenho acadêmico em leitura, escrita e matemática de crianças com TDAH apresentando o padrão de desempenho para habilidades escolares. O estudo é quantitativo, de análise descritiva exploratória. Participaram do estudo 27 crianças com diagnóstico de TDAH identificados por psiquiatras e neurologistas, com idade entre 6 e 10 anos (M=8,29 anos, DP=1,48 anos), 18 (66,6%) participantes do sexo masculino, 17 (63%) matriculados em escolas particulares, 23 (85,2%) não possuem nenhuma comorbidade e 15 (55,6%) fazem uso de medicamento. Para a coleta de dados, foi utilizado o Teste de Desempenho Escolar II, que avalia a escrita, a leitura e a aritmética. Os resultados do estudo encontraram o seguinte padrão: 81,5% das crianças obtiveram desempenho inferior no subteste de escrita, enquanto 55,6% obtiveram desempenho inferior no subteste de leitura. Quanto ao desempenho em aritmética, 77,8% das crianças obtiveram desempenho inferior. Os resultados demonstram que, para as três habilidades escolares, a maioria das crianças investigadas apresentou desempenho abaixo do esperado. A escrita e a matemática tiveram percentuais ainda maiores de crianças com desempenho classificado como inferior. Identificar o desempenho acadêmico de crianças com TDAH permite melhor avaliação e intervenção eficaz, tanto no contexto clínico quanto no contexto escolar.
Downloads
Referências
Abrahão, A. L. B., Elias, L. C. S., Zerbini, T., & D’Ávila, K. M. G. (2020). Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), inclusão educacional e Treinamento, Desenvolvimento e Educação de Pessoas (TD&E): uma revisão integrativa. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 20(2), 1025-1032. https://doi.org/10.17652/rpot/2020.2.18885
Abreu, J. N. S. (2007). Memória e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. [Tese de doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo] https://doi.org/10.11606/t.47.2007.tde-08012008-160148
Alloway, T. P., & Alloway, R. G. (2010). Investigating the predictive roles of working memory and IQ in academic attainment. Journal of Experimental Child Psychology, 106(1), 20-29. https://doi.org/10.1016/j.jecp.2009.11.003
American Psychiatric Association (APA). (2023). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (5th ed.). American Psychiatric Association.
Arnold, L. E., Hodgkins, P., Kahle, J., Madhoo, M., & Kewley, G. (2020). Long-Term outcomes of ADHD: academic achievement and performance. Journal of Attention Disorders, 24(1), 73-85. https://doi.org/10.1177/1087054714566076
Aro, T., Ahonen, T., Tolvanen, A., Lyytinen, H., & Barra, H. T. de (1999). Contribution of ADHD characteristics to the academic treatment outcome of children with learning difficulties. Developmental Neuropsychology, 15(2), 291–305. https://doi.org/10.1080/87565649909540750
Athayde, M. L., Mendonça, E. J., Fonseca, R. P., Stein, L. M., & Giacomoni, C. H. (2019). Desenvolvimento do Subteste de Leitura do Teste de Desempenho Escolar II. Psico-Usf, 24(2), 245-257. https://doi.org/10.1590/1413-82712019240203
Athayde, M. L., Giacomoni, C. H., Mendonça, E. J. F., Fonseca, R. P., & Stein, L. M. (2016) Desenvolvimento do subteste de escrita do Teste de Desempenho Escolar ll. Avaliação Psicológica, 15(3), 371-382. DOI: 10.15689/ap.2016.1503.10
Barkley, R. A. (2022). TDAH: transtorno do déficit da atenção com hiperatividade (1ª ed.). Autêntica.
Viapiana, V. F., Giacomoni, C. H., & Stein, L. M., & Fonseca, R. P. (2022). Mapeamento da aprendizagem e do desempenho acadêmico pelo teste de desempenho escolar (TDE II). In C. S. Hutz, D. R. Bandeira, C. N. Trentini, J. P. Giordani (Orgs.), Avaliação Psicológica no Contexto Escolar e Educacional. Artmed.
Vieira, F. D., Ribeiro, D. O., Farias, H. B., & Freitas, P. M. (2021). The Working Memory as Predictor of Performance in Arithmetic of Brazilian Students. Paidéia (Ribeirão Preto), 31, e3119. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3119
Wagner, F., Rohde, L. A. D., & Trentini, C. M. (2016). Neuropsicologia do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: Modelos neuropsicológicos e resultados de estudos empíricos. Psico-USF, 21(3), 573-582. https://doi.org/10.1590/1413-82712016210311
Warner-Rogers, J., Taylor, A., Taylor, E., & Sandberg, S. (2000). Inattentive behavior in childhood: Epidemiology and implications for development. Journal of Learning Disabilities, 33(6), 520-536. DOI: 10.1177/002221940003300602
Willcutt, E. G., & Pennington, B. F. (2000). Comorbidity of reading disability and attention deficit/hyperactivity disorder: Differences by gender and subtype. Journal of Learning Disabilities, 33(2), 179-191. DOI: 10.1177/002221940003300206
Willcutt, E. G. (2012). The Prevalence of DSM-IV Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder: A Meta-Analytic Review. Neurotherapeutics, 9(3), 490-499. https://doi.org/10.1007/s13311-012-0135-8
Zuanetti, P. A., Santos, K. A. S., Mishima-Nascimento, F., & Fukuda, M. T. H. (2016). Desempenho escolar de crianças com distúrbio de aprendizagem: comparação entre crianças com e sem deficiência intelectual. Distúrbios Da Comunicação, 28(2), 202-210. https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/22791.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thainá Sousa Campos, Letícia Borges dos Santos, Lucas Lacerda Camilo, Roberta Bolzan Jauris, Patrícia Martins de Freitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.










