Inventário de rastreio das dificuldades no Ensino Superior

Autores

  • Sílvia Maria de Oliveira Pavão Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Franciele Xhabiaras Grapiglia Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250028

Palavras-chave:

Aprendizagem, Desempenho Acadêmico, Universidade

Resumo

Ao ingressarem na universidade, muitos estudantes enfrentam dificuldades em diversos aspectos, os quais podem ser decorrentes de experiências anteriores na vida escolar, em que as dificuldades de aprendizagem nem sempre foram devidamente investigadas. O objetivo geral do estudo foi desenvolver um instrumento de identificação de dificuldades enfrentadas por universitários. Metodologia de abordagem qualitativa. Os resultados descortinaram um quantitativo limitado de instrumentos de avaliação psicopedagógica que poderiam embasar uma intervenção eficaz no contexto dos estudantes universitários e mostrou ser uma necessidade. Em conclusão, o suporte psicopedagógico pode contribuir nesse processo de investigação das dificuldades dos estudantes na universidade. No entanto, o acesso a esse suporte ainda é complexo quando comparado à demanda existente, especialmente quando se trata de estudantes universitários. Para além disso, os instrumentos de investigação praticamente inexistem, dificultando ainda mais o acompanhamento psicopedagógico com efetividade.

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Biografia do Autor

Sílvia Maria de Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Educação, Universidad Autonoma de Barcelona; Pós-doutora, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professora da Universidade Federal de Santa Maria.

Franciele Xhabiaras Grapiglia, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Mestre em Políticas Públicas

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Publicado

2025-08-15

Como Citar

Pavão, S. M. de O., & Grapiglia, F. X. (2025). Inventário de rastreio das dificuldades no Ensino Superior. Revista Psicopedagogia, 42(128), 187–200. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250028

Edição

Seção

Artigo Original