Precocidade no neurodesenvolvimento em crianças pré-escolares

uma revisão de escopo

Autores

  • Aline Mendes Fundação Catarinense de Educação Especial, São José, Santa Catarina, Brasil
  • Cláudio Sausen Malmann Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
  • Estella Mayana Moura Pavão Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
  • Eduardo Fonseca Maciel Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
  • Chrissie Ferreira de Carvalho Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
  • Natália Martins Dias Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250035

Palavras-chave:

Superdotação, Educação Infantil, Educação Especial, Desenvolvimento Infantil

Resumo

O fenômeno da precocidade em domínios do desenvolvimento infantil não tem um consenso na literatura. Ele pode estar atrelado à superdotação, mas também ser entendido como uma aceleração no desenvolvimento em um ou mais domínios que pode se estabilizar com o passar do tempo. Com vistas aos impactos que esse descompasso no desenvolvimento pode acarretar, em termos educacionais e emocionais, esta revisão almeja sintetizar como a literatura aborda de forma conceitual e metodológica a precocidade no desenvolvimento de crianças pré-escolares. Para tal, foi realizada uma revisão de escopo, baseada no guia ‘Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews’. Uma busca sem restrição temporal foi realizada nas bases de dados: ERIC, LILACS, PsycINFO, Medline, SciELO, Scopus e Web of Science. Um total de 5.719 estudos foram localizados e, após aplicação de critérios de elegibilidade, 57 estudos foram selecionados. Houve predomínio de pesquisas realizadas na América do Norte (65,07%). A definição de precocidade foi encontrada em menos de 30% dos estudos. A análise qualitativa dessas definições ilustra o entendimento do fenômeno atrelado a habilidades e aquisições, sobretudo, no âmbito da leitura, congruente com as classificações mais encontradas de precocidade e formas de identificação, relacionadas à leitura e à linguagem. Os domínios do desenvolvimento mais avaliados nas amostras foram o cognitivo e o da linguagem. Apenas um instrumento específico foi identificado. Os achados permitiram mapear a definição conceitual e operacional sobre precocidade e sugerem a necessidade de ampliar o en­tendimento do fenômeno, considerando sua complexidade e urgência no desenvolvimento de instrumentos de rastreio. As limitações conceituais e de como avaliar indicadores de precocidade trazem implicações para a prática clínica e educacional com essas crianças.

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Biografia do Autor

Aline Mendes, Fundação Catarinense de Educação Especial, São José, Santa Catarina, Brasil

Mestre em Psicologia

Cláudio Sausen Malmann, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar (LANCE)

Estella Mayana Moura Pavão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Graduanda de Psicologia, Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar (LANCE)

Eduardo Fonseca Maciel, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Graduando de Psicologia, Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar (LANCE)

Chrissie Ferreira de Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Professora do Departamento de Psicologia, Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar (LANCE)

Natália Martins Dias, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Professora do Departamento de Psicologia, Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar (LANCE), Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq

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Publicado

2025-08-15

Como Citar

Mendes, A., Malmann, C. S., Pavão, E. M. M., Maciel, E. F., Carvalho, C. F. de, & Dias, N. M. (2025). Precocidade no neurodesenvolvimento em crianças pré-escolares: uma revisão de escopo. Revista Psicopedagogia, 42(128), 292–313. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250035

Edição

Seção

Artigo de Revisão