O milagre da leitura em voz alta
uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250031Palavras-chave:
Leitura em Voz Alta, Cognição, Barreiras, RealizaçãoResumo
As práticas de literacia familiar demonstram-se fortes aliadas no desempenho da alfabetização das crianças. A leitura em voz alta (LVA) é uma prática basal, preponderante à renda e escolaridade dos pais, para o futuro sucesso na aprendizagem da leitura e escrita. A LVA, de forma específica, revela-se uma ferramenta oportuna, já estabelecida na literatura científica, pois consolida habilidades necessárias na garantia dessa aquisição. Este estudo integrativo, então, se propôs a ir ao encontro desses achados, a fim de supracitar os impactos cognitivos provenientes da leitura em voz alta que predizem a alfabetização, as barreiras encontradas nesta realização e quais indicadores para uma prática de maior eficiência. Para obter-se o resultado almejado, a pesquisa adotada tomou como produtos a literatura de revisão sistemática, revisão bibliográfica, documentos oficiais e estudos empíricos publicados entre 2012 e 2022, na língua portuguesa e inglesa. Os principais estudos mostram que, além de alterações fisiológicas em ambos hemisférios cerebrais, a leitura em voz alta, também, proporciona inferências positivas no funcionamento cognitivo, no que diz respeito a habilidades mnésicas, executivas, emocionais e de linguagem. Contudo, na amplificação da LVA são notáveis barreiras como acesso aos livros, nível de alfabetização dos pais, estresse e cansaço dos responsáveis e conhecimento limitado sobre como e por que ler para crianças. Cartilhas publicadas sancionam a última barreira, mas há pouca divulgação a respeito.
Downloads
Referências
Ação Educativa & Instituto Paulo Montenegro. (2018). Indicador de Alfabetismo Funcional: INAF Brasil 2018 – Resultados preliminares [Relatório]. Ação Educativa & Instituto Paulo Montenegro.
Bartolucci, M., & Batini, F. (2020). Reading aloud narrative material as a means for the student’s cognitive empowerment. Mind, Brain, and Education, 14(3), 235-242.
Batini, F., Bartolucci, M., & Timpone, A. (2018). The effects of reading aloud in the primary school. Psychology and Education, 55(1/2), 111-122.
Batini, F., D’Autilia, B., Pera, E., Lucchetti, L., & Toti, G. (2020). Reading Aloud and First Language Development: A Systematic Review. Journal of Education and Training Studies, 8(12), 49-68.
Borges, M. T., & Azoni, C. A. S. (2021). A literacia familiar no desenvolvimento de habilidades linguísticas e metalinguísticas de pré-escolares. Revista CEFAC, 3(4):e2521.
Brasil. Presidência da República. (2003). Lei No 10.753, de 30 de Outubro de 2003. Institui a Política Nacional do Livro. Presidência da República.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. (2019a). PNA: Política Nacional de Alfabetização. Ministério da Educação.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. (2019b). Conta pra Mim: Guia de Literacia Familiar. Ministério da Educação.
Buzetti, C., & Capellini, S. A. (2020). Habilidades Preditoras para Alfabetização: Contribuições para a Sala de Aula. Booktoy.
Carpintieri, K. M., Morrison, S., Metz, K., & Loveland, J. (2011). Reading Aloud. Journal of Literacy Research, 43(4), 387-415.
Ceyhan, S., & Yıldız, M. (2021). The effect of interactive reading aloud on student reading comprehension, reading motivation and reading fluency. International Electronic Journal of Elementary Education, 13(4), 421-431.
Commission on Reading. (1985). Becoming a Nation of Readers: The report of the Commission on Reading. National Institute of Education.
Cruz, J. B. D. (2022). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): formação continuada e práxis docente. [Dissertação de Mestrado, Universidade 9 de Julho].
Dehaene, S. (2012). Neurônios da leitura: Como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Penso.
Dias, N. M., & Seabra, A. G. (2013). Funções executivas: desenvolvimento e intervenção. Temas sobre Desenvolvimento, 19 (107), 206-212.
Duursma, E., Augustyn, M., & Zuckerman, B. (2008). Reading aloud to children: the evidence. Archives of disease in childhood, 93(7), 554-557.
Grant, M. J., & Booth, A. (2009). A typology of reviews: An analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Information & Libraries Journal, 26(2), 91-108.
Hutton, J. S., Dudley, J., Horowitz-Kraus, T., DeWitt, T., & Holland, S. K. (2019). Functional connectivity of attention, visual, and language networks during audio, illustrated, and animated stories in preschool-age children. Brain Connectivity, 9(7), 580-592.
IBOPE. (2019). Retrato da Leitura no Brasil (5ª ed.). Instituto Pró-Livro.
Lawson, K. (2012). The real power of parental reading aloud: Exploring the affective and attentional dimensions. Australian Journal of Education, 56(3), 257-272.
Leite, S. A. (2013). A leitura em voz alta como sonho desperto [Apresentação em Conferência]. 10.º Encontro AREAL de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Lisboa.
Marques, D. M., & Lorandi, A. (2016). Segmentação de palavras na alfabetização de crianças: um estudo sobre consciência de palavra. Signo, 41(71), 88-100.
Mendelsohn, A. L., da Rosa Piccolo, L., Oliveira, J. B. A., Mazzuchelli, D. S., Lopez, A. S., Cates, C. B., & Weisleder, A. (2020). RCT of a reading aloud intervention in Brazil: Do impacts differ depending on parent literacy? Early Childhood Research Quarterly, 53, 601-611.
Merga, M. K. (2017). Interactive reading opportunities beyond the early years: What educators need to consider. Australian Journal of Education, 61(3), 328-343.
Merga, M. K., & Ledger, S. (2018). Parents’ views on reading aloud to their children: beyond the early years. AJLL, 41, 177-189.
Minervino, C., & Dias, E. (2016). Relationship between phonological awareness, isolated-word reading and executive functions. European Neuropsychopharmacology, 26, S345-S346.
Price, J., & Kalil, A. (2019). The effect of mother–child reading time on children’s reading skills: Evidence from natural within-family variation. Child development, 90(6), e688-e702.
Rabinowitz, S., Pavlov, C., Mireku, B., Ying, K., Zhang, J., & Read, K. (2021). I Feel Less Blue When I Read With You: The Effect of Reading Aloud With a Child on Adult Readers’ Affect. Frontiers in Psychology, 12, 706729.
Romeo, R. R., Leonard, J. A., Robinson, S. T., West, M. R., Mackey, A. P., Rowe, M. L., & Gabrieli, J. D. (2018). Beyond the 30-million-word gap: Children’s conversational exposure is associated with language-related brain function. Psychological Science, 29(5), 700-710.
Rosal, A. G. C., Cordeiro, A. A. de A., Silva, A. C. F. da., Silva, R. L., & Queiroga, B. A. M. (2016). Contribuições da consciência fonológica e nomeação seriada rápida para a aprendizagem inicial da escrita. Revista CEFAC, 18(1), 74-85.
Schittine, D. (2011). A leitura e seus paradoxos: Cultura escrita e literatura no Brasil contemporâneo. Companhia das Letras.
Senawati, J., Suwastini, N. K. A., Jayantini, I. G. A. S. R., Adnyani, N. L. P. S., & Artini, N. N. (2021). The Benefits of Reading Aloud for Children: A Review in EFL Context. IJEE (Indonesian Journal of English Education), 8(1), 80-107.
Stanovich, K. E. (1986). Matthew Effects in reading: Some consequences of individual differences in the acquisition of literacy. Reading Research Quarterly, 21(4), 360-407.
Tozzo, A. P. S., & Ferreira, L. P. (2022). Leitura em voz alta: julgamento de crianças quanto aos parâmetros de expressividade oral utilizados pelo professor. Research, Society and Development, 11(4), e13911426775.
Weisleder, A., Mazzuchelli, D. S., Lopez, A. S., Neto, W. D., Cates, C. B., Gonçalves, H. A., Fonseca, R. P., Oliveira, J., & Mendelsohn, A. L. (2018). Reading aloud and child development: a cluster-randomized trial in Brazil. Pediatrics, 141(1), e20170723.
Wilkinson, S. (2015). Literature Review: The impact of reading for pleasure and empowerment. The Reading Agency, 1-39.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Analice Maria da Silva Albuquerque, Émille Burity Dias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.










