Cognição social em crianças com transtorno do espectro autista
DOI:
https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250017Palavras-chave:
Crianças, Transtorno do Espectro do Autista, Cognição Social, IntervençãoResumo
A cognição social pode ser definida como conjunto de habilidades relacionadas às percepções e ao processamento das informações, relacionadas às leituras sociais do ambiente onde a criança está inserida. A literatura tem descrito déficits significativos nessa área em pessoas com Transtorno do Espectro Autista, acarretando prejuízos na interação social nessa população. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma revisão integrativa acerca de intervenções direcionadas para promoção da cognição social em crianças com Transtorno do Espectro Autista. Diante disso, foram consultadas as bases de dados SciELO, PsycINFO e PubMed/MEDLINE. A busca resultou em sete estudos, sendo seis ensaios clínicos randomizados e um estudo de caso controle. Os estudos em sua maioria estavam focados no desenvolvimento de habilidades que envolviam Teoria da Mente; além disso, foi identificada alta variabilidade dos materiais utilizados nas intervenções. De modo geral, os artigos selecionados indicaram melhorias em interação social, habilidades sociais e Teoria da Mente. Nesse sentido, a estimulação de habilidades de cognição social pode favorecer melhorias na qualidade de vida de crianças com Transtorno do Espectro Autista.
Downloads
Referências
Adolphs, R., Cahill, L., Schul, R., & Babinsky, R. (1997). Impaired declarative memory for emotional material following bilateral amygdala damage in humans. Learning & Memory, 4(3), 291-300. https://doi.org/10.1101/lm.4.3.291
American Psychiatric Association. (2023). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSMTR-5 revisado. Artmed.
Beaumont, R., Walker, H., Weiss, J., & Sofronoff, K. (2021). Ensaio controlado randomizado de um programa de habilidades sociais baseado em jogos de vídeo para crianças no espectro do autismo. Journal of Autism and Developmental Disorders, 51(10), 3637-3650. https://doi.org/10.1007/s10803-020-04801-z
Butman, J., & Allegri, R. F. (2001). A cognição social e o córtex cerebral. Psicologia: Reflexão e Crítica, 14(2), 275-279. https://doi.org/10.1590/S0102-79722001000200003
Callenmark, B., Kjellin, L., Rönnqvist, L., & Bölte, S. (2014). Explicit versus implicit social cognition testing in autism spectrum disorder. Autism, 18(6), 684-693. https://doi.org/10.1177/1362361313492393
Corbett, B. A., Key, A. P., Qualls, L., Fecteau, S., Newsom, C., Coke, C., & Yoder, P. (2016). Improvement in Social Competence Using a Randomized Trial of a Theatre Intervention for Children with Autism Spectrum Disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, 46(2), 658-672. https://doi.org/10.1007/s10803-015-2600-9
Corbett, B. A., Ioannou, S., Key, A. P., Coke, C., Muscatello, R., Vandekar, S., & Muse, I. (2019). Treatment effects in social cognition and behavior following a theater-based intervention for youth with autism. Developmental Neuropsychology, 44(7), 481-494. https://doi.org/10.1080/87565641.2019.1676244
Green, M. F., Penn, D. L., Bentall, R., Carpenter, W. T., Gaebel, W., Gur, R. C., Kring, A. M., Park, S., Silverstein, S. M., & Heinssen, R. (2008). Social cognition in schizophrenia: an NIMH workshop on definitions, assessment, and research opportunities. Schizophrenia bulletin, 34(6), 1211-1220. https://doi.org/10.1093/schbul/sbm145
Giangiacomo, E., Visaggi, M. C., Aceti, F., Giacchetti, N., Martucci, M., Giovannone, F., Valente, D., Galeoto, G., Tofani, M., & Sogos, C. (2022). Early Neuro-Psychomotor Therapy Intervention for Theory of Mind and Emotion Recognition in Neurodevelopmental Disorders: A Pilot Study. Children (Basel), 9(8), 1142. https://doi.org/10.3390/children9081142
Holopainen, A., de Veld, D. M. J., Hoddenbach, E., & Begeer, S. (2019). Does Theory of Mind Training Enhance Empathy in Autism? Journal of Autism and Developmental Disorders, 49(10), 3965-3972. https://doi.org/10.1007/s10803-018-3671-1
Jones, C. R. G., Simonoff, E., Baird, G., Pickles, A., Marsden, A. J. S., Tregay, J., Happé, F., & Charman, T. (2018). The association between theory of mind, executive function, and the symptoms of autism spectrum disorder. Autism research: official journal of the International Society for Autism Research, 11(1), 95-109. https://doi.org/10.1002/aur.1873
Oliveira, L., & Maia, J. L. F. (2022). Depressão e suicídio em adultos com o Transtorno do Espectro Autista: Uma revisão sistemática. Research, Society and Development, 11(15), e255111537265. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i15.37265
Panciera, S. D. P., Buso, M. S. de L., Sargiani, R. de A., Domingues, S. F. da S., Valério, A., & Maluf, M. R. (2019). Cognição social e pragmática da linguagem: estudo com crianças autistas. Psico, 50(4), e30603. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.4.30603
Veld, D. M. J., Howlin, P., Hoddenbach, E., Mulder, F., Wolf, I., Koot, H. M., Lindauer, R., & Begeer, S. (2017). Moderating effects of parental characteristics on the effectiveness of a theory of mind training for children with autism: A randomized controlled trial. Journal of Autism and Developmental Disorders, 47(7), 1987-1997. https://doi.org/10.1007/s10803-017-3117-1
Veld, D. M. J., Scheeren, A. M., Howlin, P., Hoddenbach, E., Mulder, F., Wolf, I., & Begeer, S. (2021). Sibling configuration as a moderator of the effectiveness of a theory of mind training in children with autism: A randomized controlled trial. Journal of Autism and Developmental Disorders, 51(5), 1719-1728. https://doi.org/10.1007/s10803-020-04649-3
Vinic, A. A., & Velloso, R. de L. (2011). Processos e desenvolvimento da cognição social. Temas em Psicologia, 18(101), 3-10.
Zhao, J., Zhang, X., Lu, Y., Wu, X., Zhou, F., Yang, S., & Fei, F. (2022). Virtual reality technology enhances the cognitive and social communication of children with autism spectrum disorder. Frontiers in Public Health, 10, 1029392. https://doi.org/10.3389/fpubh.2022.1029392.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Amanda Contieri, Ana Lúcia Silva Gomes, Thalita Francielli Lopes Ferreira, Rita de Cássia Coutinho Vieira Fornasari, Janaína Aparecida de Oliveira Augusto, Sylvia Maria Ciasca

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.










