Fluência e compreensão em escolares do terceiro ano após a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250027%20Palavras-chave:
Leitura, Fluência, Compreensão de leitura, Escolar, PandemiaResumo
Introdução: Ler é uma capacidade cognitiva de atividade complexa para aquisição de informações. A leitura abrange os processos de decodificação, fluência e compreensão leitora. A pandemia de COVID-19 resultou na suspensão das atividades escolares presenciais e afetou negativamente o processo de aprendizagem e alfabetização dos escolares da educação básica. Objetivo: Caracterizar o desempenho da fluência e compreensão de leitura de escolares do terceiro ano do Ensino Fundamental, após a pandemia de COVID-19. Método: Estudo transversal de caráter quantitativo, composto por 64 escolares, matriculados no terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, sendo respeitados todos os preceitos éticos. Utilizou-se o instrumento Avaliação de Fluência de Leitura (AFLeT) para categorizar as variáveis da fluência: velocidade (automaticidade), precisão e prosódia, além da compreensão de leitura. Para as análises, utilizou-se estatística correspondente, adotando nível de significância. Resultados: A relação entre as taxas de leitura e variáveis analisadas é estatisticamente significante na correlação entre fluência de leitura, automaticidade e compreensão. Ainda, houve relação entre a precisão de palavras lidas corretamente por minuto e compreensão textual, a velocidade de leitura influenciou diretamente a compreensão textual e apenas 42% dos escolares do 3º ano apresentaram escore esperado para a escolaridade, os demais 57,9% dividiram-se em alerta para déficit e déficit de gravidade importante. Considerações: A maioria dos escolares não alcançou níveis satisfatórios no desempenho da fluência e compreensão de leitura. As variáveis e taxas de leitura estudadas compreenderam a relação existente com a automaticidade das palavras, impacto na fluência, e compreensão textual.
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