Tradução e evidências de validade de conteúdo do Quociente de Empatia para Adolescentes (Empathy Quotient for Adolescents - EQ)

Autores

  • Júlia Felipin de Souza Universidade São Francisco, Bragança Paulista, São Paulo, Brasil
  • Letícia Pereira de Lima Universidade São Francisco, Bragança Paulista, São Paulo, Brasil
  • Ricardo Franco de Lima Universidade São Francisco, Bragança Paulista, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250030

Palavras-chave:

Psicometria, Testes Psicológicos, Adolescente, Empatia, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

Introdução: A empatia desempenha um papel essencial no desenvolvimento da competência social. Dificuldades na comunicação social são características comuns no perfil cognitivo e comportamental de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim, a disponibilidade de instrumentos para avaliar a empatia é fundamental para identificar déficits nessa área. Objetivo: Este estudo teve como objetivo realizar a adaptação transcultural e obter evidências de validade de conteúdo para a versão brasileira do Quociente de Empatia para Adolescentes (Empathy Quotient for Adolescents - EQ). Método: A adaptação seguiu os seguintes procedimentos: tradução do EQ para o português; síntese das versões traduzidas; avaliação da síntese por três juízas especialistas quanto à clareza e necessidade de modificações; cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) para os 40 itens do EQ; e estudo piloto com cinco pais (três mães de adolescentes sem TEA e dois pais de adolescentes com TEA). Resultados: A análise das juízas indicou que, dos 44 itens (incluindo os quatro itens de exemplo), 11 foram classificados como inaceitáveis (IVC<0,80). Esses itens foram ajustados para compor a segunda versão do instrumento. Os participantes do estudo piloto consideraram os itens compreensíveis, com exceção de uma mãe, que sugeriu alteração no item 1. Três participantes sugeriram mudanças nas opções de resposta, mas as sugestões não foram acatadas. Considerações: O estudo resultou na versão brasileira do EQ, com evidências de validade de conteúdo. Estudos futuros são necessários para investigar outras fontes de validade e confiabilidade, contribuindo para a avaliação de indivíduos com TEA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Felipin de Souza, Universidade São Francisco, Bragança Paulista, São Paulo, Brasil

Psicóloga

Letícia Pereira de Lima, Universidade São Francisco, Bragança Paulista, São Paulo, Brasil

Psicóloga

Ricardo Franco de Lima, Universidade São Francisco, Bragança Paulista, São Paulo, Brasil

Psicólogo; Neuropsicólogo; Doutor em Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP); Docente do curso de Psicologia e colaborador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia

Referências

Alexandre, N. M. C., & Coluci, M. Z. O. (2011). Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência & Saúde Coletiva, 16(7), 3061-3068. https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006

American Psychiatric Association (APA). (2023). Manual estatístico e diagnóstico dos transtornos mentais (DSM-5-TR). Artes Médicas.

Auyeung, B., Allison, C., Wheelwright, S., & Baron-Cohen, S. (2012). Brief report: Development of the adolescent empathy and systemizing quotients. Journal of Autism and Developmental Disorders, 42(10), 2225-2235. https://doi.org/10.1007/s10803-012-1454-7

Azevedo, C. R. (2014). Instrumentos de avaliação da empatia: Uma revisão sistemática da literatura. [Monografia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. http://hdl.handle.net/10183/102339

Baron-Cohen, S., & Wheelwright, S. (2004). The empathy quotient: An investigation of adults with Asperger syndrome or high functioning autism, and normal sex differences. Journal of Autism and Developmental Disorders, 34(2), 163-175. https://doi.org/10.1023/B:JADD.0000022607.19833.00

Berthoz, S., Wessa, M., Kedia, G., Wicker, B., & Grèzes, J. (2008). Cross-cultural validation of the Empathy Quotient in a French-speaking sample. The Canadian Journal of Psychiatry, 53(7), 469-477. https://doi.org/10.1177/070674370805300712

Redondo, I., & Herrero-Fernández, D. (2018). Adaptación del Empathy Quotient (EQ) en una muestra española. Terapia Psicológica, 36(2), 81-89. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-48082018000200081

Roza, S. A., & Guimarães, S. R. K. (2021). Empatia afetiva e cognitiva no transtorno do espectro autista (TEA): Uma revisão integrativa da literatura. Revista Brasileira de Educação Especial, 27, e0028. https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0028

Sampaio, L. R., Camino, C. P. D. S., & Roazzi, A. (2009). Revisão de aspectos conceituais, teóricos e metodológicos da empatia. Psicologia: Ciência e Profissão, 29(2), 212-227. https://doi.org/10.1590/S1414-98932009000200002

Sesso, G., Brancati, G. E., Fantozzi, P., Inguaggiato, E., Milone, A., & Masi, G. (2021). Measures of empathy in children and adolescents: A systematic review of questionnaires. World Journal of Psychiatry, 11(10), 876-896. https://doi.org/10.5498/wjp.v11.i10.876

Shulman, C., Rice, C. E., Morrier, M. J., & Esler, A. (2020). The role of diagnostic instruments in dual and differential diagnosis in autism spectrum disorder across the lifespan. Child and Adolescent Psychiatric Clinics of North America, 29(2), 275-299. https://doi.org/10.1016/j.chc.2020.01.002

Wind, S. A., Jami, P. Y., & Mansouri, B. (2018). Exploring the psychometric properties of the Empathy Quotient for Farsi speakers. Current Psychology: A Journal for Diverse Perspectives on Diverse Psychological Issues, 40(1), 306-320. https://doi.org/10.1007/s12144-018-9938-z

World Health Organization (WHO). (2019). International classification of diseases (11th rev.): The global standard for diagnostic health information. https://icd.who.int/en.

Downloads

Publicado

2025-08-15

Como Citar

Souza, J. F. de, Lima, L. P. de, & Lima, R. F. de. (2025). Tradução e evidências de validade de conteúdo do Quociente de Empatia para Adolescentes (Empathy Quotient for Adolescents - EQ). Revista Psicopedagogia, 42(128), 180–186. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250030

Edição

Seção

Artigo Original