Avaliação do crescimento somático de crianças

programa de Residência Pedagógica

Autores

  • Luis Felipe Correia Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Roraima, Brasil
  • Geovane Biet de Sousa Universidade Federal de Rondônia, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Giovanna Eduarda da Silva Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Roraima, Brasil
  • Marta Carolina Terto de Morais Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Roraima, Brasil
  • Deugian Oliveira da Costa Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Roraima, Brasil
  • Roberta Zabott Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Roraima, Brasil
  • Edson dos Santos Farias Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Roraima, Brasil
  • Silvia Teixeira de Pinho Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250023

Palavras-chave:

Crescimento Somático, Composição Corporal, Programa Residência Pedagógica, Educação Física

Resumo

O crescimento somático é o período que cada indivíduo desenvolve tecido ósseo, muscular e também os órgãos. Esse crescimento pode ser representado de várias maneiras, um exemplo é pelo peso e estatura. O objetivo deste estudo foi verificar o crescimento somático com a prevalência pelo Escore Z dos indicadores peso corporal, estatura corporal e índice de massa corporal (IMC) por idade, e a interações entre idade e sexo pela variável peso corporal, estatura corporal e IMC. A metodologia se caracteriza como uma pesquisa de campo, descritiva, do tipo transversal, com amostra de conveniência, não probabilística e com enfoque quantitativo. Foram utilizadas ferramentas como o Escore Z e percentis para avaliação. O estudo foi conduzido com 177 alunos de 6 a 8 anos, sendo coletadas medidas antropométricas como peso, estatura e IMC. Utilizou-se o programa WHO AnthroPlus e tabelas da Organização Mundial da Saúde. As análises estatísticas revelaram diferenças significativas no peso e estatura entre os sexos e idades, destacando-se uma queda significativa no IMC das meninas aos 8 anos. Ressaltou-se a importância de considerar normas nacionais para avaliação do crescimento somático, com estudos regionais para compreender as particularidades de cada população. Conclui-se que há variações no crescimento somático das crianças em Porto Velho, RO, em relação a outros estudos, ressaltando a necessidade de investigar as causas dessas diferenças e estabelecer referências locais para uma avaliação mais precisa. Recomenda-se a realização de novas pesquisas com amostras maiores para a construção de cartas referenciais específicas para a região.

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Biografia do Autor

Luis Felipe Correia, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Roraima, Brasil

Licenciado em Educação Física

Geovane Biet de Sousa, Universidade Federal de Rondônia, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Pós-Graduando em Educação Física Escolar

Giovanna Eduarda da Silva, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Roraima, Brasil

Mestranda em Psicologia

Marta Carolina Terto de Morais, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Roraima, Brasil

Mestranda em Psicologia

Deugian Oliveira da Costa, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Roraima, Brasil

Licenciado em Educação Física

Roberta Zabott, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Roraima, Brasil

Licenciada em Educação Física

Edson dos Santos Farias, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Roraima, Brasil

Professor Doutor

Silvia Teixeira de Pinho, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Professora Doutora

Referências

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Publicado

2025-08-15

Como Citar

Correia, L. F., Sousa, G. B. de, Silva, G. E. da, Morais, M. C. T. de, Costa, D. O. da, Zabott, R., … Pinho, S. T. de. (2025). Avaliação do crescimento somático de crianças: programa de Residência Pedagógica. Revista Psicopedagogia, 42(128), 236–242. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250023

Edição

Seção

Artigo Original