Avaliação do crescimento somático de crianças
programa de Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.51207/2179-4057.20250023Palavras-chave:
Crescimento Somático, Composição Corporal, Programa Residência Pedagógica, Educação FísicaResumo
O crescimento somático é o período que cada indivíduo desenvolve tecido ósseo, muscular e também os órgãos. Esse crescimento pode ser representado de várias maneiras, um exemplo é pelo peso e estatura. O objetivo deste estudo foi verificar o crescimento somático com a prevalência pelo Escore Z dos indicadores peso corporal, estatura corporal e índice de massa corporal (IMC) por idade, e a interações entre idade e sexo pela variável peso corporal, estatura corporal e IMC. A metodologia se caracteriza como uma pesquisa de campo, descritiva, do tipo transversal, com amostra de conveniência, não probabilística e com enfoque quantitativo. Foram utilizadas ferramentas como o Escore Z e percentis para avaliação. O estudo foi conduzido com 177 alunos de 6 a 8 anos, sendo coletadas medidas antropométricas como peso, estatura e IMC. Utilizou-se o programa WHO AnthroPlus e tabelas da Organização Mundial da Saúde. As análises estatísticas revelaram diferenças significativas no peso e estatura entre os sexos e idades, destacando-se uma queda significativa no IMC das meninas aos 8 anos. Ressaltou-se a importância de considerar normas nacionais para avaliação do crescimento somático, com estudos regionais para compreender as particularidades de cada população. Conclui-se que há variações no crescimento somático das crianças em Porto Velho, RO, em relação a outros estudos, ressaltando a necessidade de investigar as causas dessas diferenças e estabelecer referências locais para uma avaliação mais precisa. Recomenda-se a realização de novas pesquisas com amostras maiores para a construção de cartas referenciais específicas para a região.
Downloads
Referências
Alfaro, E. L., Vázquez, M. E., Bejarano, I. F., & Dipierri, J. E. (2008). O método LMS e os percentis de peso e altura em crianças de Jujuy (Argentina). Homo, 59(3), 223-234.
Batista, F. M., & Rissin, A. (2003). A transição nutricional no Brasil: tendências regionais e temporais. Cadernos de Saúde Pública, 19(1), 181-191.
Bergmann, G. G., Garlipp, D. C., Silva, G. M. G. D., & Gaya, A. (2009). Crescimento somático de crianças e adolescentes brasileiros. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, 9(1), 85-93. DOI: https://doi.org/10.1590/S1519-38292009000100010
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. (2002). Saúde da criança: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Ministério da Saúde.
Delemarre-van de Waal, H. A. (1993). Fatores ambientais que influenciam o crescimento e o desenvolvimento puberal. Perspectivas de Saúde Ambiental, 101(suppl 2), 39-44. https://doi.org/10.1289/ehp.93101s239
Fagundes, T. F., & Krebs, R. J. (2005). Perfil do crescimento somático de escolares do Estado de Santa Catarina. Lecturas: Educación física y Deportes, 83, 15. https://efdeportes.com/efd83/sc.htm
Francischi, R. P. P., Pereira, L. O., Freitas, C. S., Klopfer, M., Santos, R. C., Vieira, P., & Lancha Junior, A. H. (2000). Obesidade: atualização sobre sua etiologia, morbidade e tratamento. Revista de Nutrição, 13(1), 17-28. https://doi.org/10.1590/S1415-52732000000100003
Goulart, E. M. (1997). A avaliação nutricional infantil no software EPI INFO (versão 6.0), considerando-se a abordagem coletiva e individual, o grau e tipo da desnutrição. Jornal de Pediatria, 73(4), 225-230.
Hobold, E., Pires-Lopes, V., Gómez-Campos, R., de Arruda, M., Andruske, C. L., Pacheco-Carrillo, J., & Cossio-Bolaños, M. A. (2017). Padrões de referência para avaliação da aptidão física de crianças e adolescentes do Brasil: uma abordagem aos estudantes da região do Lago de Itaipu-Brasil. PeerJ, 5, e4032. https://doi.org/10.7717/peerj.4032
Karim, A., & Qaisar, R. (2020). Anthropometric measurements of school-going-girls of the Punjab, Pakistan. BMC Pediatrics, 20(1), 223. https://doi.org/10.1186/s12887-020-02135-4
Martins, L. A. P. (2013). Crescimento Somático, Actividade Física e Aptidão Física Avaliação e Caraterização da População Escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico da Ilha de Santa Maria [Doctoral dissertation, Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro].
Organização Mundial de Saúde (OMS). (2007). Growth reference data for 5-19 years 2007. http://www.who.int/growthref/who2007_bmi_for_age/en/index.html
Physical status: the use and interpretation of anthropometry. Report of a WHO Expert Committee. (1995). World Health Organization technical report series, 854, 1-452.
Roriz, M. S., Seabra, A., Garganta, R., & Maia, J. (2012). Cartas de referência do crescimento somático de crianças dos seis aos 10 anos de idade do Concelho da Maia, Portugal. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 26(4), 611-625.
Snége, S. P. N. C. (2021). Crescimento somático e composição corporal de crianças estudantes da rede pública municipal de São José dos Pinhais, Paraná. [Dissertação de mestrado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná].
WHO Working Group (1986). Use and interpretation of anthropometric indicators of nutritional status. WHO Working Group. Bulletin of the World Health Organization, 64(6), 929-941.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luis Felipe Correia, Geovane Biet de Sousa, Giovanna Eduarda da Silva, Marta Carolina Terto de Morais, Deugian Oliveira da Costa, Roberta Zabott, Edson dos Santos Farias, Silvia Teixeira de Pinho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.










