VOLUME 21 - EDIÇÃO 64 Jan/ Abr - 2004

Editorial
Artigo de Revisão

3 - Desejo de saber e anorexia ao saber

Desire to know and anorexia to knowledge

Antonio Mamede-Neves

Rev. Psicopedagogia 2004;21(64):19-29

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O presente trabalho aborda o fracasso escolar tomando o componente emocional do processo de aprendizagem e usando, para tanto, conceitos da teoria freudiana e lacaniana, tais como anorexia mental, tempo lógico, inércia psíquica e pulsão de saber. Chama a atenção para a semelhança entre o conceito de anorexia nervosa usado em medicina e o conceito freudiano de anorexia mental; este é tomado como tendo influência no processo de aprendizagem, podendo chegar ao fracasso escolar se o aluno estiver altamente ansioso por ser pressionado de modo excessivo para que estude, para que aprenda e para que obtenha boas notas que lhe garantam promoção para a série seguinte na escola. O autor aponta, ainda, para o relacionamento ideal que deve ser estabelecido entre o professor e aluno e o psicopedagogo e seu cliente, fazendo, para isso, uso dos conceitos estudados.

4 - Reflexiones teórico - prácticas del accionar psicopedagógico en la escuela

Claudia Elvira Simón

Rev. Psicopedagogia 2004;21(64):30-37

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En esta presentación se pretende acercar algunas reflexiones sobre la práctica institucional de los psicopedagogos en las escuelas, cuyas intervenciones tienen, en muchos casos, la forma de paradojas frente a las demandas contradictorias de la realidad educativa.
Se realiza un análisis de interpretaciones incompletas e incorrectas de algunas teorías psicológicas, que han llevado a una desvirtuación del legítimo ejercicio del poder en el campo pedagógico, tanto desde el punto de vista didáctico, como en los aspectos vinculados que existen en el salón de clases.
La desvirtuación de ese rol ha llevado a la confusión de todos los involucrados: docentes, padres y alumnos. Frente a esta situación se proponen líneas de trabajo con la pretensión de que se le devuelva racionalidad y coherencia al acto pedagógico.
Además, se analiza el lugar que suelen ocupar los psicopedagogos en sus intervenciones institucionales. Un lugar que tiene mucho de borde entre las situaciones que deben enfrentar en su práctica y las teorías que dan cuenta de ella. Mi aspiración es que estas ideas encuentren audiencia necesaria, para promover la discusión, sirviendo para generar otras reflexiones.

5 - A interferência do ruído na aprendizagem

Noise and learning

Raquel Cecilia Fischer Dreossi; Teresa M. Momensohn-Santos

Rev. Psicopedagogia 2004;21(64):38-47

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Este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão da literatura abordando os efeitos negativos do ruído na escola sobre as habilidades de percepção de fala das crianças Sabemos que uma sala de aula está envolta em ruídos gerados tanto dentro da escola (recreio, ginásio de esporte, etc) como fora dela (trânsito, aviões, etc), porém, o que ainda não temos certeza ou não conhecemos de fato é como este ruído afeta a capacidade de aprender de uma criança. Sabemos que após o início da era industrial houve um aumento do nível de ruído nas grandes cidades, mas temos observado que isto está ocorrendo também em pequenas cidades, antigamente consideradas silenciosas e calmas. Os pensamentos e os achados de diversos autores, preocupados com ruído ambiental (escolar) e distúrbio de aprendizagem, serão apresentados. Aspectos tais como a influência do ruído sobre a percepção auditiva da fala (no caso do estudante), sobre a produção da voz (no caso do professor) e sobre o processo de aprendizagem, serão analisados e debatidos. Estes estudos buscam provocar atitude reflexiva nos leitores, mostrando que em alguns casos o ruído pode ser um fator desencadeante de um distúrbio de aprendizagem. Um outro aspecto que é enfatizado diz respeito ao papel da equipe que atua na escola, que, deve e pode, implementar programas para controle do ruído, o que com certeza ajudaria a facilitar o processo de aprendizagem das crianças. Este controle poderia colaborar para que as crianças apresentassem menor desgaste físico, psíquico, emocional e intelectual.

6 - A psicopedagogia no contexto hospitalar: quando, como, por quê?

The Psychopedagogy in the Hospitable Context: When, How, Why?

Cláudia Terra do Nascimento

Rev. Psicopedagogia 2004;21(64):48-56

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p>Este artigo pretende trazer algumas reflexões sobre a Psicopedagogia voltada à saúde, especificamente àquela inserida em contextos hospitalares, centrando tal reflexão em uma possível identidade do psicopedagogo hospitalar, considerando tanto a prática em ambulatórios gerais, quanto a especializada – Ambulatório de Psicopedagogia. Procura mostrar a atuação e o papel do psicopedagogo inserido em hospitais, a partir de experiências brasileiras atuais. Para tanto, no primeiro tópico, a autora traz um breve resgate da Psicopedagogia no Brasil. No segundo e terceiro tópicos, acende reflexões acerca da psicopedagogia hospitalar, sua identidade e características de atuação em diferentes contextos, bem como analisa os possíveis papéis do psicopedagogo inserido em tais contextos.

Artigo Original

7 - Avaliação e intervenção metafonológica em distúrbio da linguagem escrita

Metaphonological assessment and instruction in reading acquisition difficulties

Alessandra Gotuzo Seabra Capovilla; Ingrid Suiter; Fernando César Capovilla

Rev. Psicopedagogia 2004;21(64):57-68

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Estudos recentes sugerem que habilidades de processamento metafonológico são fundamentais para a competência de leitura e escrita, sendo que alterações nesse processamento podem acarretar dificuldades severas de alfabetização. Neste estudo de caso foi feita intervenção com um aluno que, aos 9 anos de idade e cursando a 1ª série pela segunda vez, apresentava severas dificuldades de leitura e escrita. Foram descritos seus desempenhos pré e pós-intervenção, bem como seu progresso ao longo das atividades de intervenção metafonológica, que visavam desenvolver a consciência fonológica e ensinar as correspondências grafofonêmicas do português. Após a intervenção, o aluno obteve ganhos brutos em todos os testes e ganhos relativos em comparação à classe em leitura, escrita, consciência fonológica, memória fonológica de curto-prazo e aritmética, o que sugere que o procedimento de intervenção metafonológica foi eficaz para auxiliar seu processo de alfabetização.

Ponto de Vista
Dissertação de Mestrado

9 - Atendimento psicopedagógico em enfermaria pediátrica

Psychopedagogical assistance in pediatric infirmary

Ivani Carvalho Amorim

Rev. Psicopedagogia 2004;21(64):72-83

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Este trabalho tem como campo de investigação uma intersecção entre as áreas da Pedagogia e Psicopedagogia Hospitalar, integrando Saúde e Educação, voltando-se à questão das relações sociais e lúdicas no atendimento as crianças hospitalizadas no Setor Pediátrico da Casa de Misericórdia de Cornélio Procópio. Fundamenta-se na perspectiva rogeriana de que as relações interpessoais congruentes podem ser terapêuticas, na medida em que promovem o desenvolvimento psíquico do sujeito. Trata-se de um estudo de caso envolvendo a criação e o funcionamento de uma ludoteca hospitalar, onde buscou-se verificar a possibilidade do desenvolvimento global da criança, mesmo durante sua internação. Constatou-se que a ludoteca hospitalar propicia às crianças enfermas momentos de liberdade, nos quais elas e seus familiares podem instalar-se e organizar objetos livremente, quer seja para ler, ouvir música, cantar, brincar, jogar, expressar-se com fantoches, fantasiar-se para fazer de conta, tudo em permanente integração. Através do brincar, a criança encontra mecanismos que a auxiliam a enfrentar seus medos e angústias, ajudando na sua recuperação.

Resenha