Artigos Relacionados

1 resultado(s) para: Jogos de vídeo Criança Educação infantil Psicologia do desenvolvimento

Prática de jogos eletrônicos por crianças pequenas: o que dizem as pesquisas recentes?

Larissy Alves Cotonhoto; Claudia Broetto Rossetti

Rev. Psicopedagogia 2016;33(102):346-357 - Artigo de Revisao

Resumo PDF Português

O estudo teve como objetivo realizar uma revisão da literatura brasileira publicada na última década sobre a prática de jogos eletrônicos na primeira infância. As publicações, selecionadas em bases de dados eletrônicas, somaram 20 referências entre artigos publicados em periódicos brasileiros de Educação e Psicologia com Qualis (n=18) e duas dissertações. A análise dos dados focalizou a natureza dos trabalhos, a faixa etária da população-alvo, o modelo teórico-metodológico, os objetivos das investigações e os resultados apontados. Os resultados demonstraram uma produção escassa para a interface jogos eletrônicos e educação infantil. Dentre as publicações encontradas, predomina a área de Educação. A Psicologia do Desenvolvimento tem muito a contribuir com os conhecimentos acerca das implicações dos jogos eletrônicos e videogames no desenvolvimento infantil.