Artigos do Autor

1 resultado(s) para: Sílvia Maria de Oliveira Pavão

Abordagem psicopedagógica do aprender na educação superior

Sílvia Maria de Oliveira Pavão; Carmen Rosane Segatto e Souza

Rev. Psicopedagogia 2018;35(106):51-60 - Artigo de Revisão

Resumo PDF Português

OBJETIVO: O objetivo desse estudo consiste em evidenciar a construção do vínculo autorizante da aprendizagem nas relações de professor e estudante na Educação Superior.
MÉTODO: O estudo foi desenvolvido por meio do método de revisão integrativa centrada em dois eixos: Psicopedagogia e Educação Especial.
RESULTADOS: Constatou-se que são diversas as variantes que envolvem as práticas desenvolvidas pelas áreas de conhecimento em evidência. Entretanto, foram identificados pontos de coalizão entre elas: o aprender dos sujeitos e a concepção interdisciplinar. Essa compreensão consiste em uma certa autorização, inequivocamente, uma vez que o sujeito aprende com quem ele autoriza ensinar.
CONCLUSÃO: A complexidade do ato de aprender implica no entendimento dos processos individuais e particulares em associação com as afetações sociais.