Artigos do Autor

1 resultado(s) para: Eugênia Chaves de Souza Pelogia

Estudo sobre o sistema simbólico com foco no desenho – a construção de um olhar avaliativo

Laura Monte Serrat Barbosa; Carolina Koschnitzke Horst; Cristiane Corina Antunes; Dyane da Silva; Eugênia Chaves de Souza Pelogia; Ivonilce de Fatima Rigolin Gallo; Larissa Maria Volcov Alves; Roberta Aparecida Uceda; Tauani Vieira

Rev. Psicopedagogia 2019;36(109):96-108 - Relato de Experiência

Resumo PDF Português

Nesta pesquisa, buscou-se compreender a concepção de desenho que as crianças possuem, o momento conceitual em que se encontram, as relações que fazem com outros sistemas: afetivo, motor e operativo, assim como sua forma de desenhar. O Grupo de Estudos criou um instrumento avaliativo apoiado na pesquisa de Rosa Iavelberg e escolheu como elementos de análise dos desenhos: o desenvolvimento cognitivo, o código utilizado para desenhar, a construção da imagem, a vinculação afetiva com as situações de aprendizagem. Nesta pesquisa, procurou-se responder à seguinte pergunta: Os elementos de análise observados na produção desenhada pela criança dialogam com o conceito que ela tem sobre o desenho ação, o desenho imaginação, o desenho apropriação, o desenho proposição?