Artigos do Autor

3 resultado(s) para: Edith Rubinstein

Psicopedagogia, Psicopedagogo e a construção de sua identidade

Edith Rubinstein

Rev. Psicopedagogia 2017;34(105):310-319 - Artigo Especial

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A identidade do psicopedagogo é dinâmica no sentido de que ela se constrói a partir do conjunto de necessidades, crenças, teorias e práticas. Este conjunto manifesta-se através de um discurso que representa a abordagem psicopedagógica. A Psicopedagogia é uma praxis com diferentes estilos. Chegamos ao tempo no qual se faz necessária a construção de corpus linguístico, o qual paradoxalmente acolha os diferentes estilos/práxis, mas que também expresse um denominador linguístico comum que contribua para a identidade da categoria profissional.

A pergunta no processo de ensino-aprendizagem

Edith Rubinstein

Rev. Psicopedagogia 2019;36(111):317-331 - Artigo Especial

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Este trabalho é uma reflexão sobre teoria e prática no uso da pergunta como disparadora de situação de aprendizagem. A pergunta é o elemento chave na dinâmica da Clínica Psicopedagógica e da sala de aula. Embora cada sujeito construa seu questionamento a partir de sua singularidade, a relação professor/aluno estará sempre norteando os processos de aprendizagem. Aprender num contexto no qual a pergunta circule faz toda a diferença. Para que processos de ensino e aprendizagem fluam satisfatoriamente, faz-se necessário construir um estilo interrogatório como mediador para: questionar, validar ou reestruturar processos e estratégias. O artigo está dividido em três seções: A) Aspectos simbólicos da pergunta; B) A pergunta no processo de ensino-aprendizagem; C) Exemplos de aplicação do estilo interrogatório em sala de aula.

Rumos da psicopedagogia brasileira

Edith Rubinstein; Marisa Irene Castanho; Neide de Aquino Noffs

Rev. Psicopedagogia 2004;21(66):225-238 - Artigo Especial

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Este artigo versa sobre os temas elencados pelo Conselho Nacional da ABPp como objeto de pesquisa e estudo, os quais referem-se aos Rumos da Psicopedagogia no Brasil. Foram eleitos seis subtemas: (1) Histórico das bases teóricas; (2) Formação; (3) Conceito/idéia que os profissionais de áreas afins têm sobre o psicopedagogo e a Psicopedagogia; (4) Levantamento dos instrumentos de avaliação e intervenção; (5) Análise do objeto de estudo e pesquisa do psicopedagogo; (6) Situação presente da regulamentação da profissão. Neste artigo serão tratados os tópicos 1 ( um); 2 (dois) e 6 (seis).