Artigos do Autor

1 resultado(s) para: Beatriz Beloli de Oliveira

Psicopedagogia: Um olhar para a maternagem no desenvolvimento da aprendizagem do sujeito

Beatriz Beloli de Oliveira; Rosangela Pereira Cabral

Rev. Psicopedagogia 2019;36(109):34-46 - Artigo Original

Resumo PDF Português

INTRODUÇÃO: A Psicopedagogia tem como objeto de estudo a aprendizagem. O seu olhar para o não aprender inicia na maternagem por meio de uma investigação minuciosa.
OBJETIVO: Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo analisar sob um olhar psicopedagógico para a maternagem e o desenvolvimento da aprendizagem do sujeito. A fundamentação teórica da pesquisa foi baseada em autores que discutem sobre o tema nas áreas da Psicopedagogia, Psicologia e Psicanálise: Fernández (2001), Bossa (1994), Winnicott (2014), Paín (1985) e Piaget (1971).
MÉTODO: Para investigar sobre a “maternagem no desenvolvimento da aprendizagem do sujeito”, foi realizada uma pesquisa qualitativa em forma de entrevista. As entrevistas foram realizadas com dez mães, cinco mães cujos filhos apresentam um desenvolvimento normal na escola, e cinco mães cujos filhos apresentam algum tipo de dificuldade de aprendizagem na escola e procuraram atendimento Psicopedagógico no Centro de Especialização e Reabilitação – CER na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, no município de Criciúma/SC. Também foi desenvolvido um levantamento bibliográfico referente à aprendizagem.
RESULTADOS: Diante deste levantamento e das análises das entrevistas, foi possível perceber que as mães que desenvolveram uma maternagem tranquila contribuíram para que os seus filhos tivessem um bom desempenho escolar. Já as mães que tiveram falhas na maternagem os filhos tiveram consequências na aprendizagem e buscaram atendimento psicopedagógico.
CONCLUSÃO: Constatou-se que a maternagem para a Psicopedagogia é uma das funções mais importantes que a mãe pode realizar na vida de um filho, pois ela vai ser a base para o desenvolvimento de suas aprendizagens.