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Disortografias de escolares do 4º ano do ensino fundamental da rede pública do interior do Estado de Goiás

Alexandre de Paula Sampaio; Larissa Seabra Toschi

Rev. Psicopedagogia 2018;35(107):142-155 - Artigo Original

Resumo PDF Português

A apropriação da ortografia pelo aprendiz pode ser uma tarefa difícil, que envolve processos complexos em seu aprendizado. O presente estudo teve por objetivo verificar o desempenho ortográfico de alunos do 4º ano do ensino fundamental, de escolas públicas de uma cidade do interior de Goiás. A amostra foi composta por 186 escolares com idade entre 8 e 13 anos, de 13 escolas, cujos conhecimentos ortográficos foram coletados a partir dos seguintes instrumentos: Ditado de Palavras, Pseudopalavras e Frases, além da aplicação do Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP). A coleta aconteceu coletivamente em sala de aula pelo pesquisador, acompanhado do(a) professor(a) responsável pelas turmas. Os dados foram tratados com análise descritiva, análise de frequência e correlação de Spearman. Em todas as análises foi adotado o nível de significância estatística de 5% (p≤0,05). As disortografias mais recorrentes entre os escolares foram “Representações Múltiplas” (94,6%), “Uso do H” (78,5%), “Trocas surdas e sonoras” (75,3%), “Terminação AM e ÃO” (74,2%), “Apoio na Oralidade” (66,1%) e “Omissão de Letras” (61,3%). Concluiu-se que as disortografias encontradas nas avaliações são compatíveis com as citadas em pesquisas de outras localidades do Brasil, e caracterizam o desenvolvimento da escrita conforme a literatura, mesmo com grande recorrência de erros não esperados já no segundo ciclo do ensino fundamental, que podem indicar comprometimento de aspectos mais básicos no processo de aquisição da linguagem escrita.